retorna
  :: Caso selecionado
  Lixão pega fogo na cidade de Maués há quatro dias e nuvem de fumaça encobre a cidade
04/10/2015

RUTHELLY VIERECA SENA ROCHA
MG - MONTES CLAROS
Município não tem unidade do Corpo de Bombeiros e prefeitura tenta apagar as chamas com ajuda de órgãos locais. As informações são vereador Luis Carlos, presidente

Área(s) de Atuação que o Presente Caso trata
Biologia
Meio Ambiente e Biodiversidade


Há pelo menos quatro dias, um incêndio se alastrou pelo lixão localizado no município de Maués, município localizado a 267 quilômetros de Manaus, e preocupa as autoridades locais, já que a cidade não possui unidade do Corpo de Bombeiros e, por conta disso, as chamas já atingiram grandes proporções. Quando anoitece, a situação fica insuportável, relatam moradores da região.

As informações são vereador Luis Carlos Dinelli, presidente Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Maués. “Desde terça-feira há uma fumaça na cidade. Durante a noite fica insuportável, ficamos sem visibilidade para transitar. A prefeitura está tentando combater, mas ontem (quarta-feira) eu estive lá no lixão e não tinham obtido êxito. Nós não temos estrutura aqui (para lidar com o incêndio)”, afirma o vereador.

A inalação da fumaça pode trazer aos moradores.  O lixão já está em processo de desativação pela Justiça. Quando anoitece, ventos aumentam, o fogo se espalha, a fumaça desce e fica presente em toda a cidade. Somente de madrugada quando ela consegue se dissipar.

Lixo

Em Maués, a Lei Municipal nº 239 de 28 de julho de 2014 estabelece uma série de diretrizes estabelecidas para cumprir a política dos resíduos sólidos, incluindo coleta seletiva, controle social, destinação final adequada, gerenciamento dos resíduos sólidos a fim de manter o controle no descarte correto do lixo.

A lei faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos nº 12.305, sancionada em 2 de agosto de 2010, que iria começar a vigorar em 02 de agosto de 2014, porém em 01 de julho de 2015, o Senado aprovou a prorrogação do prazo para as cidades brasileiras se adequarem a gestão que propõe destino correto aos resíduos sólidos. A reportagem tentou contato com o prefeito, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

 

FONTE:  http://acritica.uol.com.br/noticias/Lixao-cidade-Maues-fumaca-encobre_0_1441055911.html


RUTHELLY VIERECA SENA ROCHA
MG - MONTES CLAROS

Indique este Caso enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3977343332


Imagens / Fotos do Caso 
  Lixão do município de Maués es ...

 retorna

 

  :: Pesquisa Casos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade