retorna
  :: Artigo selecionado
  Registro de hortaliças em comunidades do semiárido brasileiro
04/11/2014
O registro comunitário constitui uma ferramenta participativa importante para a proteção dos conhecimentos tradicionais e para o monitoramento da erosão genética devido aos fatores bióticos e abióticos.

Área(s) de Atuação que o Presente Artigo trata
Biologia
Biotecnologia e Produção
Melhoramento Genético


Eliza Maiara Nogueira de Sena¹, Caroene de Lima Araújo¹, Deisy Aiane L. de Aquino¹, Irlane Cristine de Andrade S. Lira¹, Leila Regina G. Passos², Maria Luciene da Silva², Maria Aldete J. da Fonseca Ferreira³.

Universidade de Pernambuco¹, BR 203 Km 2, S/N, Campus Universitário, Vila Eduardo, Petrolina- PE; ²FACEPE / Embrapa Semiárido, Caixa Postal 23, 56302-970 Petrolina-PE;  ³Embrapa Semiárido, Caixa Postal 23, 56302-970 Petrolina-PE,  aldete.fonseca@cpatsa.embrapa.br

 


RESUMO

O registro comunitário constitui uma ferramenta participativa importante para a proteção dos conhecimentos tradicionais e para o monitoramento da erosão genética devido aos fatores bióticos e abióticos. Este trabalho teve como objetivo realizar o registro de hortaliças em comunidades do semiárido brasileiro. Foi aplicado um questionário com 32 famílias da comunidade Vereda do Mari (Sento Sé-BA), 26 de Tanque Novo (Casa Nova-BA) e 14 famílias da comunidade Caiçara (Petrolina-PE), em busca de informações importantes sobre as hortaliças cultivadas. Na comunidade Caiçara são conservadas cinco variedades locais de batata doce e uma de maxixe; em Tanque Novo são conservadas oito variedades locais de melancia e uma de abóbora e na Vereda do Mari são conservadas 37 variedades locais de melancia, 25 de abóboras, três de caxixe e uma de melão. Nas três comunidades os maiores riscos de erosão genética são as causas ambientais. A comunidade Vereda do Mari apresentou maior diversidade de hortaliças seguida de Tanque Novo. Em Caiçara, a diversidade é muito baixa. Os bancos de sementes e canteiros de diversidade são práticas participativas que podem auxiliar na preservação das variedades locais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar, Hortaliças, Variedades locais


Indique este Artigo enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3977333936


 retorna

 

  :: Pesquisa Artigos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade