retorna
  :: Artigo selecionado
  Seleção participativa de variedades locais de bucha vegetal
04/11/2014
Seleção participativa em cinco variedades locais (VLs) de bucha vegetal (Luffa cylindrica L.) na Comunidade Cacimba do Baltazar (Petrolina-PE).

Área(s) de Atuação que o Presente Artigo trata
Biologia
Biotecnologia e Produção
Melhoramento Genético


Irlane Cristine de Souza Andrade Lira1; Ana Paula Guimarães Santos2; Eliza Maiara Nogueira de Sena1; Deise Sandi Souza Santos1; Maria Aldete Justiniano da Fonseca Ferreira1.

 

1 Embrapa Semiárido, Caixa Postal 23, 56302-970 Petrolina-PE, aldete.fonseca@ycpatsa.embrapa.br; 2Depto Ciências do Solo/CCA/UFC, Campus do Pici, Bl 807, 60455-760 Fortaleza-CE

RESUMO

Foi realizada seleção participativa em cinco variedades locais (VLs) de bucha vegetal (Luffa cylindrica L.) na Comunidade Cacimba do Baltazar (Petrolina-PE). O plantio foi realizado em Canteiros de Diversidade, sendo cultivadas seis plantas de cada VL. A avaliação foi realizada de forma participativa com a aplicação das ferramentas “Seleção com Espetos de Madeira”, “Tempestade de Idéias” e Matriz de Classificação. As VLs também foram avaliadas para características de planta e de frutos. Com a “Seleção Espetos de Madeira”, a VL 4 teve 50% dos votos, enquanto que a VL 5 teve 36%; a VL 3, 14%; e a VL 2, 1% dos votos. Conforme a ferramenta “Tempestade de Idéias”, as características definidas pelos agricultores foram: tamanho do fruto, qualidade da fibra (maciez), produtividade, precocidade, quantidade de sementes, adequação para artesanato, potencial para comercialização e espessura. De acordo com a ferramenta Matriz de Classificação, a VL com maior nota foi a 2, seguida pela 3, 4 e 5. A VL 4 foi a que recebeu mais votos para tamanho do fruto, o que coincidiu com a seleção com espetos de madeira já que este foi um dos motivos citados pelos agricultores para selecionar essa VL. Para qualidade da fibra, produtividade e adequação para artesanato, a VL que recebeu mais votos foi a 2; para precocidade e quantidade de sementes foi a 3. A característica que teve maior voto foi tamanho do fruto, seguida por precocidade, qualidade da fibra, produtividade, quantidade de sementes e adequação para artesanato. Esses resultados são similares aos resultados da ferramenta “Tempestade de Idéias”, podendo, portanto, ser admitido que de fato sejam essas as características que os agricultores acham mais importantes para a bucha vegetal. Constatou-se que os resultados da avaliação participativa realizada pelos agricultores com espetos de madeira foram similares aos resultados da caracterização, visto que as melhores VLs foram a 4 e 5.

 

PALAVRAS-CHAVE: Luffa cylindrica L., variabilidade, melhoramento participativo.


Indique este Artigo enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3877333931


 retorna

 

  :: Pesquisa Artigos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade