retorna
  :: Caso selecionado
  CONTROLE BIOLÓGICO DE CYLINDROCLADIUM SPP COM DIFERENTES FONTES DE TRICHODERMA SPP. IN VITRO EM MUDAS DE EUCALYPTUS SPP.
26/02/2013

FRANCISCO ROGERIO TEIXEIRA
SP - MOGI-GUAÇU
Controle biológico de fitopatógenos, in vitro, com objetivo de viabilizar a subistituição de agroquímicos em viveiros florestais. Trabalho publicado no "17º Encontro de Biólogos do CRBio". Santos, SP. 2006.

Área(s) de Atuação que o Presente Caso trata
Biologia
Meio Ambiente e Biodiversidade
Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental


O controle biológico se constitui em demanda atual e de alta importância para viabilizar a susbstituição de agroquímicos. NEste contexto uma alternativa para o controle de fitopatógenos é o uso de microrganismos antagonistas, os quais oferecem potencialmente respostas para muitos problemas enfrentados na agricultura. O uso de controladores biológicos visa manter, através de certas práticas, o equilíbrio no agroecossistema, de modo que o hospedeiro, na presença do patógeno, não sofra danos significativos, devido a ação controladora dos organismos não patogênicos do sistema. O Trichoderma spp. é um promessor agente de biocontrole; é um fungo natural do solo encontrado espscialmente em solos orgânicos, pode viver saprofiticamente ou parasitando outros fungos. O presente trabalho teve por finalidade testar, in vitro, a eficiencia de diferentes isolados de Trichoderma spp. no biocontrole do fitopatógeno Cylindrocladium spp. agente causal da podridão de estacas e mancha foliar em mudas de Eucalyptus spp., em pareamento direto. Os testes fora realizados no Laboratório de Patologia Florestal da International Paper do Brasil. Três isolados de Trichoderma spp. foram foram cultivados em câmara de germinação a 24ºC, 12 horas luz/12 horas escuro, para verificar sua eficiència no controle biológico do fitopatógeno, cultivado sob as mesmas condições. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, sendo 04 tratamentos e 06 repetições. Foram isolados quatro experimentos totalizando 96 placas, nos quais, cada repetição foi composta por uma placa de Petri, onde, os isolados de Trichoderma spp, foram pareados com isolados de Cylindrocladium spp. Todos os isolados de Trichoderma spp. inibiram, por parasitismo, o crescimento de Cylindrocladium spp., não apresentando diferença estatística significativa quanto a eficácia entre isolados de Trichoderma spp., exceto o isolado 01 (EMBRAPA), no qual ocorreu uma contaminação bacteriana generalizada das repetições. Os isolados 02 (comercial) e 03 (IP) de Trchoderma spp. demonstraram grande potencial no biocontrole do fitopatógeno Cylindrocladium spp.

Palavras-chave: Controle Biológico, Trichoderma, Eucalyptus.


FRANCISCO ROGERIO TEIXEIRA
SP - MOGI-GUAÇU

Indique este Caso enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3877333236


Imagens / Fotos do Caso 
  Podridão de estacas provocada ...

 retorna

 

  :: Pesquisa Casos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade