retorna
  :: Artigo selecionado
  OS IMORTAIS DAS CIÊNCIAS
12/04/2010
Trabalho interdisciplinar desenvolvido com alunos do ensino médio.

Área(s) de Atuação que o Presente Artigo trata
Biologia
Educação
Educação formal


 

RAMOS, Francielle Cristina Luiz1; MUNIZ, Daiana2; CASSOL, Eliane Maria Trevisan3; GODOY, Elizete Selery4; CHENET, Franciele Ana5; PORTELLE, Catarina6; DEBASTIANI, Julcimara7; RODRIGUES, Simone8.

 

O ano de 2009 foi escolhido para ser o “Ano internacional da Astronomia”, sendo a comemoração dos 400 anos que Galileu Galilei apontou pela primeira vez a luneta para o céu, todos os olhares estarão voltados para o Universo, nessa busca, hoje em dia a educação para ser compreendida pelo educando precisa que o professor encontre meios para melhorar o contexto interdisciplinar. Partindo desse pressuposto os educadores das áreas das ciências biológicas, exatas e humanas incentivaram a pesquisa através do levantamento de informações adicionais sobre os estudiosos das ciências pela consulta em enciclopédias, revistas, livros, Internet etc. O objetivo deste trabalho é desenvolver o espírito crítico, raciocínio lógico e a criatividade, através da pesquisa sobre os estudiosos das ciências, promovendo a contextualização do conhecimento sobre as descobertas e fatos que hoje estão presentes em nosso dia a dia.

O trabalho desenvolveu-se com alunos da 1ª série do Ensino Médio, matutino e noturno. Os professores através de discussões fizeram o levantamento sobre os principais estudiosos das ciências, elencando os principais cientistas das respectivas áreas do conhecimento (Charles Darwin, Dimitri Mendeleyev, Louis Pasteur, Niels Bohr, Joseph John Thomsom, John Dalton, Robert Kock, Robert Hoocke, Louis Pasteur, Linus Pauling, Michelangelo Buonarroti, Stanley Miller, Lazzaro Spallanzani, Aristóteles, Pitágoras, Euclides de Alexandria, Francesco Redi, Karl Marx, Max Weber, Joseph Proust, Isaac Newton, Leonardo da Vinci, Nicolau Copérnico, Albert Einstein, Antonie Lavoisier, Galileu Galilei) sendo distribuído um estudioso para cada aluno. Onde em cada pesquisa os alunos abordaram a biografia do cientista pesquisado, resumo de suas realizações científicas; acontecimentos importantes em outras áreas e fatos ocorridos na mesma época em que o cientista atuou. A socialização aconteceu no turno noturno onde foram reunidos todos os alunos. Cada aluno caracterizou-se (figurino e maquiagem conforme cada cientista) a apresentação oral teve como critérios: 10 minutos para exposição do tema, que foi apresentado em formato power point, logo após a apresentação foram feitas perguntas pelos alunos ouvintes e pelos professores, os quais argumentaram sobre a produção individual,  construindo o conhecimento científico e cultural com as outras séries (Ensino Médio). O trabalho e a pesquisa trouxeram inúmeros benefícios para todos, os alunos que apresentaram puderam relacionar e comparar os feitos científicos de cada estudioso, e os que estiveram assistindo conseguiram visualizar a riqueza das diversas áreas (ciências biológicas, exatas e humanas) e que as mesmas se interrelacionam e se completam. Assim pode-se avaliar e descrever a importância da “ciência”, sendo essa ampla, diversificada e que se constrói diante de fatos concretos, observáveis e que muda constantemente. Ciência das áreas biológicas, tão especial para o desenvolvimento da medicina, ciência das áreas exatas, interpretação de quantidades, números e figuras no cotidiano, ciência das áreas humanas, necessárias para compreensão dos fatos históricos e culturais, bem como a organização da sociedade.

1Francielle Cristina Luiz Ramos.  Aluna do Mestrado em Ciências Ambientais – UNOCHAPECÓ. EEB Hélio Lentz Puerta. Professora. franbiors@yahoo.com.br

2Daiana Muniz, Graduada em Física. E.E.B. Hélio Lentz Puerta. Professora. munizdai@hotmail.com

3Eliane Maria Trevisan Cassol. Especialista em História e Geografia. EEB.Hélio Lentz Puerta. Professora, lia.cassol@bol.com

4Elizete Selery de Godoy. Especialista em Matemática. EEB. Hélio Lentz Puerta. Professora. eli_godoy15@hotmail.com

5 Franciele Ana Chenet. Especialista em Ciência e

Catarina Portelle. Especialista em Ensino de Línguas. EEB Hélio Lentz Puerta. Professora. cathyletras@hotmail.com

6 Julcimara Debastiani. Especialista em Artes Visuais nas culturas contemporâneas. EEB Hélio Lentz Puerta. Professora. mara.jmd@gmail.com

7Simone Rodrigues. Graduada em Biologia e Matemática. Especialista em matemática. EEB Hélio Lentz Puerta.Professora. simonear777@hotmail.com


Indique este Artigo enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=37773338


 retorna

 

  :: Pesquisa Artigos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade