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  Recursos televisivos em prol da Educação Ambiental
27/04/2014

DAIANE DOS SANTOS SILVA
RS - GLORINHA
Programas e desenhos em prol da Educação Ambiental em canais de Televisão.

Área(s) de Atuação que o Presente Artigo trata
Biologia
Meio Ambiente e Biodiversidade
Educação Ambiental


RECURSOS TELEVISIVOS EM PROL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

Daiane dos Santos Silva

 

 

Eixo Temático: Tecnologias Potencializando Aprendizagens.

 

Palavras- Chave: Programas Televisivos; Recursos; Educação Ambiental.

 

Resumo: O presente trabalho, Recursos Televisivos em prol da Educação Ambiental, constitui-se de pesquisa sobre alguns canais de Televisão aberta e não aberta na busca de relacioná-las com o favorecimento à Educação Ambiental. São demonstradas sugestões de episódios e desenhos animados encontrados nos canais televisivos mais assistidos pela sociedade, é realizada uma prévia sobre o que se relaciona com a valorização e discussão sobre o meio, pautando detalhes principais e colaborando para o seu uso como forma pedagogicamente nas redes de Ensino.

 

Subtítulos: Discussão da Problemática, Rede Globo, SBT, TV Escola, Futura, TV Cultura, Animal Planet, National Geographic, A Televisão aliada à Educação.

 

 

1 DISCUSSÃO DA PROBLEMÁTICA

 

O discurso ambiental em programas de televisão Brasileira ainda é escasso. A partir de uma análise mais detalhada de pesquisa proposta pela especialização em Educação Ambiental - FURG, Polo SAP, são encontrados pouquíssimos programas informativos, em contrapartida, muitos desenhos animados, filmes e seriados.

Visando que as crianças, principalmente, os maiores receptores do canal televisivo, contem com programas atrativos, assuntos da realidade em foco, além de despertar a criatividade e imaginação. Sendo que muitos meninos e meninas sonham em um dia se transformarem em um super-herói combatendo o crime ou em uma princesa famosa vivendo em um ambiente mágico, entrando em seguida, a guerra entre os estereótipos, caindo em outro assunto gerador de debates não incluídos no presente artigo.

Procurei detalhar mais esmiuçadamente sobre canais de televisão aberta, não deixando de observar alguns não abertos, mas que têm ibope elevado. Sabendo que existe uma Lei maior e dela emana a questão de que os canais precisam e devem garantir conhecimento sobre a questão ambiental e de preservação, nada mais justo do que transmití-los em horários pertinentes ao público ouvinte. Não caberia reproduzir desenhos animados a altas horas da noite e aqui deixo minha inquietação sobre alguns programas ótimos, riquíssimos de detalhes e que são exibidos aos finais de semana e em horário cedo do amanhecer. Segundo a LEI Nº 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999, art. 3º: “Aos meios de comunicação de massa, colaborar de maneira ativa e permanente na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em sua programação”.

 

 

2 REDE GLOBO

 

Emissora de canal aberta, a Rede Globo se torna presente à sociedade, faz parte integrante da grande maioria das famílias brasileiras. Seu ibope é altamente elevando oscilando com o SBT (descrito após), em pesquisas informais com pessoas conhecidas através de diálogos corriqueiros. Muitos ao acordar, ligam a TV e esta permanece até o entardecer, mesmo sem telespectador assistindo todo o tempo.

Como canal transmissor de informação, se destaca o JORNAL NACIONAL, refletido na corrente ambiental moral/ética, isto porque o tema é tratado demonstrando seus efeitos e suas causas, bem como estimulando os telespectadores a desenvolverem um sistema ético, pautado no afetivo e moral. Busca uma análise de valores sociais. A pessoa que está assistindo cria para si, um pensamento de como a população “perdeu” os seus valores, refletindo sobre si próprio e perguntando-se como teria se perdido durante os anos.

No programa GLOBO NATUREZA/ ECOLOGIA/ CIÊNCIA apresentado aos sábados, predomina, acredito, um discurso pautado na corrente humanista, onde é demonstrado um estudo do meio e um itinerário ambiental, além de uma leitura da paisagem tratada. Quem está assistindo, se embeleza com tudo que está sendo mostrado, cria “afeição” e vontade de conhecer mais sobre o assunto. Tudo é tratado de forma simples para que todos compreendam.  Sente-se um ser capaz de fazer algo para mudanças de desequilíbrios ambientais e transmissor de saberes aprendidos.

            Em relação a desenhos infantis se destaca o PEIXONAUTA, um peixe muito simpático chamado Peixonauta. Seu traje especial encanta as crianças pelo mistério de uma roupa espacial, vive desvendando pistas e mistérios em prol da ajuda ao meio ambiente. Segundo Wikipédia, 2014: “Peixonauta é a primeira série de animação de concepção artística e de autoria brasileira, com 52 episódios de 11 minutos, produzida inteiramente no Brasil”.

 

 

2.1 SBT

A emissora de televisão SBT conta com um episódio inovador e curioso, AVENTURA SELVAGEM. Neste espaço se observa a interação do apresentador como um aplicador de conhecimentos e técnicas necessárias para a convivência com animais diversificados. Os espaços de gravação se localizam ao ar livre, seja em uma mata fechada ou em um rio. É um modo de mostrar as belezas e diversidades existentes no Brasil. O apresentador cita também dados estatísticos e detalhes característicos referentes aos animais encontrados.  

PATRULHA SALVADORA foi originada após o sucesso da novela Carrossel, com os mesmos atores usando os seus superpoderes na busca de solucionar problemas, muitos deles em questão do lixo, da água, do ambiente. A garotada adora.

 

 

2.1.1 TV Escola

 

O desenho infantil ZOBOOMAFOO tem o seu principal destaque um fantoche, o Zoboo. Contam as informações principais e junto, músicas e gravações em ambientes locais. PINK DINK DOO, com desenhos muito coloridos, com criação de histórias, músicas próprias e animações diversas, muitas saindo do padrão de consciência, o que torna o desenho ainda mais atraente.

JIM NO MUNDO DA LUA, de acordo com Paradizo, 2014:

 

[...] episódios: Problemas no Pomar, O Pirata Espacial, Bolhas da Lua e Gases Lunares, Amigos Achados e Perdidos, Lixo Espacial, Ted e o Pé de Feijão, Duendes Lunares e Uma Surpresa para Jim. Jim no Mundo da Lua é um desenho que gira em torno de um menino muito curioso que se diferencia por um detalhe: ele mora na Lua. O programa busca entreter os telespectadores mirins, mas também transmitir valores importantes como a persistência, a criatividade e a cooperação. Busca também ajudar a garotada a compreender melhor a ciência e a ficar por dentro dos cometas estrelas e planetas.

 

 

2.1.2 Futura

 

O programa UM PÉ DE QUÊ? Quer aproximar as árvores dos espectadores através da música, da culinária, da história, da tecnologia, da antropologia... O programa tenta trazer as árvores para o dia a dia das pessoas. Até então, já são mais de 100 árvores retratadas, espécies de todos os biomas brasileiros. É visto a devastação da fauna e flora brasileira, a deterioração das paisagens naturais dos biomas brasileiros. (CIAVATTA, 2014).

 

 

2.1.3 TV Cultura

 

            COCORICÓ, com seus fantoches grandes e coloridos a fim de chamar mais a atenção das crianças, vivem dentro de um celeiro, casa da vovó e na proximidade dos mesmos. Suas músicas são animadas e geram gestos. Este desenho está presente nas salas de aula, aliados  às aulas propostas, possui episódios envolvendo os quatro elementos da terra, limites, água, meio ambiente, limpeza e organização.

 

 

2.1.4 Animal Planet

 

            Este canal envolve diversas metodologias para transmitir as cenas, entrevistas, passeios temáticos, filmes e vídeos. Podem-se conhecer animais de habitats muito contraditórios. Os programas chamam a atenção dos telespectadores pela capacidade de detalhes, é possível perceber um minúsculo animal com riqueza de detalhes e cores, normalmente são os mais exóticos.

 

 

2.1.5 National Geographic

 

É um canal de televisão por assinatura destinado a apresentação de documentários, séries e programas educativos sobre ciência, tecnologia, história e meio ambiente.Com apurada qualidade visual, o NGC proporciona a poderosa experiência do "estar lá", levando os bastidores para os telespectadores, apoiando exploradores ao redor do mundo e trazendo aventura, exploração, vida selvagem, povos, culturas e fenômenos naturais com sua programação. Os documentários exploram dos mistérios das profundezas do oceano à fauna e flora das florestas tropicais. (WIKIPÉDIA, 2014).

 

 

2.2 A Televisão aliada à Educação

 

Enfim, por que se trabalhar sem utilizar o que de melhor é transmitido nas emissoras de televisão, atributo muito corriqueiro, porém falta ainda um direcionamento  para o que deve-se dar ênfase e observação maior.  Como já mencionado, existem programas, desenhos, sem mencionar tantos outros recursos tão presentes em salas de aula que passam despercebidos ou como meio de “regulação” e mais “ordenação” dentro das salas, caindo em outro tema gerador de discussões, mas não situado neste. Segundo Secretaria de Educação a Distância, 1998, p. 17: “Há uma enorme diversidade de programas televisivos que podem ser utilizados com finalidades educativas. Em certo sentido, é possível considerar que todo e qualquer programa tem um potencial educativo, desde que seja trabalhado pedagogicamente”.

            Torna-se imprescindível a construção de novas metodologias que permitam a produção de mensagens por meio da linguagem audiovisual. Assim, os meios audiovisuais deixam de ser apenas mais um instrumento didático, um auxiliar, um complemento, exigindo uma interação que permita, mais do que olhar imagens, decodificá-las, analisá-las e construí-las à produção de novas mensagens e informações. (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 1998, p. 44).

 

 

REFERÊNCIAS

 

CIAVATTA, Estevão. Um pé de quê?. Disponível em: <http://www.umpedeque.com.br/bkp/site_umpedeque/umpedeque.php>. Acesso em: abr.2014.

PARADIZO, Shirley. Jim no Mundo da Lua. Disponível em: <http://nomundoanimado.blogspot.com.br/2009/02/estreia-jim-no-mundo-da-lua.html>. Acesso em: abr.2014.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.  Lei Nº 9.795, de 27 de Abril de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: abr.2014.

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Salto para o Futuro: TV e Informática na Educação. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, SEED, 1998.

 

WIKIPÉDIA. National Geographic Channel. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/National_Geographic_Channel>. Acesso em: abr.2014.

 

WIKIPÉDIA. Peixonauta. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Peixonauta>. Acesso em: abr.2014.

 

 

 

 

 

 

 

           


DAIANE DOS SANTOS SILVA
RS - GLORINHA

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