retorna
  :: Artigo selecionado
  Seleção intra-populacional em bucha vegetal (Luffa cylindrica)
04/11/2014
Neste trabalho foi realizada uma seleção intra-populacional em 53 progênies de polinização livre de bucha vegetal. As progênies foram selecionadas ao nível de plantas individuais com base em caracteres pré selecionados.

Área(s) de Atuação que o Presente Artigo trata
Biologia
Biotecnologia e Produção
Melhoramento Genético


Irlane Cristine de Souza Andrade Lira1; Maria Aldete Justiniano da Fonseca Ferreira3; Leila Regina Gomes Passos2; Maria Luciene da Silva2; Caroene de Lima Araujo1; Eliza Maiara Nogueira de Sena1; Deisy Aiane de Lima Aquino1.

1Universidade de Pernambuco (UPE), BR 203 Km 2 S/N, Campus Universitário, Vila Eduardo  Petrolina-PE; 2FACEPE/Embrapa Semiárido, CP 23 Petrolina-PE, 3Embrapa Semiárido, CP 23 Petrolina-PE, aldete.fonseca@cpatsa.embrapa.br

RESUMO

Neste trabalho foi realizada uma seleção intra-populacional em 53 progênies de polinização livre de bucha vegetal. O experimento foi conduzido, de setembro de 2011 a março de 2012, no Campo Experimental de Bebedouro, pertencente à Embrapa Semiárido, em Petrolina–PE, utilizando uma população oriunda do norte de Minas Gerais e conservada no Banco Ativo de Cucurbitáceas para o Nordeste Brasileiro da Embrapa Semiárido. As progênies foram selecionadas ao nível de plantas individuais com base nos caracteres: número de frutos por planta (NFP), dias para o aparecimento da primeira flor feminina (PFlorF), peso do fruto sem casca e com sementes (PFP), peso do fruto sem casca e sem sementes (PFF), comprimento do fruto (CRF) e produtividade de pedaços de fruto com 10 cm de comprimento (Prod10T). As progênies com maior NFP foram a 34 e 47 com 13 frutos cada. A progênie 41 foi a mais precoce, apresentando 32 dias para o aparecimento da primeira flor feminina, enquanto que as mais tardias foram as 6 e 19 com 45 dias para o aparecimento da primeira flor feminina. Com relação ao PFP, a progênie que se destacou foi a 43, já quanto ao PFF foi a 30. A progênie 43 se destacou para CRF com uma média de 20cm/fruto, já na Prod10T a progênie que se destacou foi a 34. Verificou-se que a progênie 43 se destacou para mais de uma característica de interesse.

 

PALAVRAS-CHAVE: Bucha vegetal, Melhoramento, Seleção.


Indique este Artigo enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3677333839


 retorna

 

  :: Pesquisa Artigos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade