retorna
  :: Artigo selecionado
  O NOSSO MEIO AMBIENTE
30/03/2010
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL

Área(s) de Atuação que o Presente Artigo trata
Biologia
Botânica
Silvicultura


NOSSO MEIO AMBIENTE

 

<formulas></formulas>
Area de degradação (Represa Jurumirim  Arandu-SP)

Tendo em vista, as inúmeras modificações ambientais; sociais, políticas e econômicas que estamos convivendo em nosso dia a dia ao estado alarmante em que se encontra nosso planeta, muitos são os mecanismos que desenvolvemos para que possamos simplesmente criar, tamanho o descaso e o desrespeito para com o meio e para com o próximo.


Área desmatada ( Avaré-SP)

A crise ambiental que assola o mundo de hoje, necessita de atitudes imediatas, a fim de mudar o atual paradigma utilitarista em prol do novo paradigma holistico que muitos teóricos e ativistas vem postulando, isso ocorre também com os elementos da natureza, que num esforço sobrenatural se adaptam de diferentes e admiráveis maneiras.


Área já em condições de pasto ( Avaré-SP)

Raramente são estudados os mecanismos de sobrevivência de sistemas naturais brasileiros e são eles que nos permitem transmitir uma compreensão profunda da coexistência da biodiversidade.


Inicio do desgaste do solo e desertificação ( Arandu-SP)

 A Educação Ambiental é um importante instrumento nesta luta pôr mudanças onde urgem atitudes conscientes na construção de uma sociendade4 sustentável. Assim sendo realizou-se um levantamento dos estratagemas do Cerrado; na região ( ao redor e cidades vizinhas a Estância Turística de Avaré incluindo Horto Florestal e áreas margeantes a Represa de Jurumirin).


Área Alagada represa ( Avare e Arandu-SP)

 Utilizando-se os dados obtidos na produção de kits e materiais didáticos na elaboração de trilhas (não – taxonômicas e não analíticas). Foi feito o levantamento com utilização de pesquisa, foto, desenhos e filmes nas saídas a campo (atividades práticas e acampamento), onde foram produzidos diversos tipos de materiais para pesquisa de origem , de modo a elucidassem a exuberância e a dinâmica da vida desses biomas .


Represa de Avare-SP


O Biólogo Eduardo em uma área devastada com grande quantidade

De cipó (significa degradação).


O Biólogo Heber Brianezzi constata área de cipós já em fase

 Iniciativa de eliminação

Para isso, nosso Projeto de pesquisa pretende contribuir através do aguçar do olhar, dentro do universo da Educação Formal, para o formento de reflexões direcionadas as questões ambientais.

 <formulas></formulas>

Tamanho de devastação pôr meio de clareira, sendo medida pelo Biólogo Eduardo. (Avaré-SP)

Entre a comparação feita dos mecanismos, notamos que as áreas próximas a Represa Jurumirin/Região representam um ecótono de três biomas, não de forma nítida mas em mosaico, ainda que muitas vezes as diferentes formas de luta pela sobrevivência , talvez sejam até parecidas, tanto nos biomas quanto na sociedade.


Biólogo Heber Brianezzi equipe de pesquisa da Bio Ecologic Service

Esta pesquisa também visa a organizar informações que fornecerão subsídios para alertar e conscientizar os técnicos e produtores rurais sobre os cuidados a serem observados, quando da utilização de controle químico das pragas e doenças que afetam a agricultura, em especial os impactos ambientais causados pelo mal uso de agrotóxicos, a degradação do meio ambiente e consequentemente a saúde humana, devido ao uso intensivo desses produtores, que sirva de subsidio as entidades governamentais, entidades de classes dos trabalhadores rurais, ONG’s e outras entidades vinculadas ao meio ambiente, preocupadas em conservá-lo e a saúde da população que trabalha e se alimenta correndo o risco da contaminação, conseguindo também o desajuste do meio e grande impacto ambiental. Segundo a legislação brasileira considera-se “ Impacto Ambiental” qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causadas pôr qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente afetam: l- a saúde, a segurança e o bem estar da população; ll- as atividades sociais e econômicas; lll- a biota; lV- as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e V- a qualidade dos recursos ambientais. “(Resolução CONAMA 001, de 23Jan1986)”. Deste modo, juridicamente, o conceito impacto ambiental refere-se exclusivamente aos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente.


Eduardo Marques Biólogo. equipe de pesquisa da Bio Ecologic Service

 

A empresa Bio Ecologic Service esta disposta a colaborar e ajudar produtores rurais e pessoas interessadas em manter o meio ambiente  conservado para as gerações futuras.

 

Biólogos Responsáveis pelo projeto e pesquisa:

 

Heber Brianezzi Fuentes

Eduardo Marques Carvalho


Indique este Artigo enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=36773333


 retorna

 

  :: Pesquisa Artigos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade