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  Nós somos o que comemos?
12/04/2010
Hábitos alimentares.

Área(s) de Atuação que o Presente Artigo trata
Biologia
Ciências Morfológicas
Educação
Educação formal
Educação informal
Fisiologia
Fisiologia humana
Zoologia
Citologia e histologia animal
Fisiologia animal/comparada


RAMOS, Francielle Cristina Luiz. 1

 

Ter uma alimentação adequada é fundamental para a saúde. Porém é preciso saber o que é uma alimentação adequada. Nosso corpo necessita de vários nutrientes. Tanto a falta quanto o excesso pode provocar disfunções no organismo. Muitas pessoas não sabem a verdadeira importância nutricional dos alimentos, e acabam também muitas vezes alimentando-se de forma inadequada, causando prejuízos ao organismo. Para que o metabolismo não sofra tais transtornos, é necessário saber quais as funções que os alimentos desencadeiam no interior dos órgãos digestórios. Os alimentos contêm nutrientes, nutriente é toda substância presente na alimentação que o organismo pode aproveitar para crescer, para se manter vivo ou para reparar as partes machucadas ou desgastadas. Os principais são: proteínas, lipídios, carboidratos ou glicídios, sais minerais, vitaminas e fibras da dieta. Todos esses nutrientes em equilíbrio fazem com que o corpo humano funcione perfeitamente, preservando a saúde mental e corporal. O brócolis é um dos alimentos que contém vários benefícios e não faltam estudos científicos que mostram o valor indiscutível do brócolis na saúde humana, integrante do time dos crucíferos é primo da couve-flor e do repolho, mas com algumas diferenças. Têm cálcio, vitaminas e fitoquímicos, o que deixa os “parentes” morrendo de inveja. É rico em vitamina C (ótima para absorver o ferro e fortalecer o sistema imunológico – defesa), poderoso antioxidante (rico em carotenóides, substâncias que ajudam a evitar o envelhecimento) e impede as células de provocarem mutações malignas nas células. Para manter os ossos firmes e fortes, o brócolis é um dos vegetais mais abastecidos de cálcio, ele também tem doses de magnésio, vitamina A, C e K, além de proteínas que auxiliam a manter a estrutura óssea, esse arsenal de nutrientes, somado ainda ao potássio, selênio e às fibras do alimento. O extrato das sementes da verdura reduz o avermelhamento da pele e as lesões dérmicas ao aumentar a produção de enzimas capazes de proteger as células da radiação.

Sempre que for necessária a suplementação de minerais ou outros nutrientes, é importante consultar os profissionais da saúde: um nutricionista resolverá seu distúrbio ou sua carência nutricional.

 

 

 

1Francielle Cristina Luiz Ramos.  Aluna do Mestrado em Ciências Ambientais – UNOCHAPECÓ. EEB Hélio Lentz Puerta. Professora de Ciências e Biologia. franbiors@yahoo.com.br

1Francielle Cristina Luiz Ramos.  Aluna do Mestrado em Ciências Ambientais – UNOCHAPECÓ. EEB Hélio Lentz Puerta. Professora de Ciências e Biologia. franbiors@yahoo.com.br

 

 

 


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