retorna
  :: Caso selecionado
  PISCICULTURA BEM ASSISTIDA PRODUÇÃO GARANTIDA
06/09/2016

CRISTIANE CODEÇO VIEIRA
RO - SANTA LUZIA DO OESTE
Crescimento da Piscicultura no Estado de Rondônia e atuação da EMATER-RO.

Área(s) de Atuação que o Presente Caso trata
Biologia
Meio Ambiente e Biodiversidade
Aquicultura: Gestão e Produção
Licenciamento Ambiental


A piscicultura é o cultivo de alevinos ou peixes em ambientes naturais e/ou artificiais com finalidade econômica, social ou científica. De acordo com a rede de Dados GPAMF/SEDAM o estado de Rondônia possui 3.937 mil piscicultores, área alagada de 14 mil hectares e produção de 85 mil toneladas/ano. Os peixes são comercializados com peso médio de 2,0 a 2,5kg. As espécies mais cultivadas do estado são: Tambaqui (Collossoma macropomum), Pirarucu (Arapaima gigas) e o híbrido “Pintado-da-Amazônia”.

Através do incentivo do Governo do Estado de Rondônia a piscicultura deixou de ser vista como uma alternativa que complementa a renda da unidade familiar somente na semana santa, para se tornar atividade principal de muitas propriedades.

A EMATER – Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia presta assistência técnica em todas as etapas que se deve seguir para ter em mãos a LICENÇA DE OPERAÇÃO e LICENÇA DO AQUICULTOR, são licenças emitidas pela SEDAM – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura que permitem que o piscicultor comercialize sua produção sem nenhum entrave dentro e fora do estado. O acompanhamento continua em todo o ciclo da produção, com assessoramento técnico da viabilidade do projeto, topografia, tipo de solo, aspectos físico-químicos da água, preparo do viveiro como esvaziamento, secagem, desinfecção, calagem e adubação, espécies a serem cultivadas, arraçoamento onde deve ser observado que em cada fase do peixe exige a diferenciação de % de proteína bruta, quantidade de ração, tipo de ração, granulometria e quantidade de refeições diária a ser ofertada, maneira correta de armazenamento da ração e comercialização. O piscicultor terá o suporte técnico do início ao fim para que se garanta um bom desenvolvimento da atividade.

Existem várias linhas de crédito rural, que podem ser acessadas para implantar ou até mesmo custear o empreendimento. Para acessar qualquer programa do governo federal, estadual ou municipal, é preciso apresentar o CAR – Cadastro Ambiental Rural, Licença de Operação e Licença do Aquicultor estes documentos são pré-requisitos para ser beneficiado pelos programas.

 

 Cristiane Codeço Vieira

Bióloga CRBio 73482/06-D

Extensionista Rural – Santa Luzia D’Oeste

 

ESCRITÓRIO REGIONAL ZONA DA MATA - EMATER-RO 


CRISTIANE CODEÇO VIEIRA
RO - SANTA LUZIA DO OESTE

Indique este Caso enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3477343734


Imagens / Fotos do Caso 
  EMATER-RO acompanhando a entre ...

 retorna

 

  :: Pesquisa Casos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade