retorna
  :: Artigo selecionado
  Como eliminar as baratas
10/06/2018
As baratas constituem um dos grupos de insetos mais antigos, adaptados e bem sucedidos do planeta. Embora existam mais de 3.500 espécies de baratas descritas, somente cinco espécies, dependendo da região, apresentam associação com o homem e animais d

Área(s) de Atuação que o Presente Artigo trata
Biologia
Saúde
Saneamento


 

As baratas constituem um dos grupos de insetos mais antigos, adaptados e bem sucedidos do planeta. Embora existam mais de 3.500 espécies de baratas descritas, somente cinco espécies, dependendo da região, apresentam associação com o homem e animais domésticos. Dentre as cinco espécies, duas representam quase que a totalidade das infestações nos lares, restaurantes, hotéis, docerias, padarias, hospitais, fábricas de alimentos (sólidos e líquidos), supermercados, depósitos de alimentos e bares em geral. Estas baratas são responsáveis por transmitir doenças gastrointestinais e do trato respiratório, bem como pelas infecções hospitalares.
 Periplaneta americana, conhecida popularmente como barata de esgoto;

 

 Blatella germânica, também conhecida como barata paulistinha ou barata francesinha.

As baratas passam 75% do seu tempo alojadas em frestas, no interior de armários, dentro de equipamentos eletroeletrônicos, em esgotos, etc. Elas saem para buscar alimentos no período noturno, uma vez que são avessas a luminosidade.

As baratas possuem um aparelho bucal mastigador com fortes mandíbulas, possibilitando alimentar-se de qualquer substância de origem animal ou vegetal.

Diante disso, associado ainda a um poder reprodutor elevado, as baratas oferecem um grande desafio em seu controle.

 

 

 
 
 
 
Vamos eliminar as Baratas

 

Pulverização – Aplicação de inseticidas das Classes Piretróides e Organofosforados, com sistema de micropulverização. Este método é importante na aplicação de redes sanitárias (esgotos e ralos), perímetros internos ou externos e locais que servem de acesso a alimento, esconderijo e água. Ideal para todos os tipos de insetos.

 
 

Gel – Oferece segurança, conforto e comodidade, pois não é preciso deixar o local (residência ou trabalho). Pode ser aplicado a qualquer hora. É muito eficiente na dedetização contra baratas e formigas. Não tem odor. É quase invisível após aplicação. O produto tem efeito dominó, contaminando toda a colônia.

 

 
Pó seco – Aplicação de pó químico, por polvilhadeiras diretamente no interior de tomadas, conduítes, PC’s de energia e disjuntores, ou seja, em locais onde não haja condições da aplicação do inseticida líquido.

 

Armadilhas adesivas – Possuem superfície adesiva e atrativos alimentares, que atraem e capturam os insetos. As armadilhas são utilizadas para monitorar e controlar focos, sendo colocadas em locais estratégicos.

Eliminar Baratas

Efeito impacto: Fulminante, paralisa o inseto imediatamente. Seu tempo de atuação é de 24 horas.

Efeito desalojante: Produto irritante de mucosas, que penetra em frestas incomodando o inseto e trazendo-o para o ambiente onde sofrerá os efeitos dos produtos de impacto e residual, seu tempo de atuação é de 5 a 7 dias.

Efeito residual: Produto que após seco e cristalizado sob superfícies tem o poder de paralisar o inseto em poucas horas (esse tempo varia de acordo com a espécie, o tamanho, e a resistência química) seu tempo de atuação é de 3 a 6 meses (dependendo da freqüência das limpezas e produtos utilizados para tal).

A fuga para onde não houve tratamento ocorre quando o produto está bem ativo, pois o inseto percebe-o logo que chega ao local. Com utilização de produtos combinando os efeitos desalojantes, de choque e residual, garantimos alta eficiência no controle de insetos.

As estratégias e as técnicas de controle de insetos variam de acordo com: a espécie da praga, o local atingido e a intensidade da infestação.

 
Alan Calvet,Biólogo e Prof. com experiência em saúde pública
 

 


Indique este Artigo enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3277353536


Imagens / Fotos do Artigo 
  Calvet: Imunização,pulverizaçã ...

 retorna

 

  :: Pesquisa Artigos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade