retorna
  :: Caso selecionado
  PISCICULTURA BEM ASSISTIDA, PRODUÇÃO GARANTIDA!!!
06/09/2016

CRISTIANE CODEÇO VIEIRA
RO - SANTA LUZIA DO OESTE
EMATER-RO orienta e acompanha a utilização de probióticos na piscicultura para decomposição do excesso da matéria orgânica dos viveiros.

Área(s) de Atuação que o Presente Caso trata
Biologia
Meio Ambiente e Biodiversidade
Aquicultura: Gestão e Produção
Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental
Educação Ambiental
Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas


A piscicultura em Rondônia se desenvolveu pelo incentivo do Governo do Estado para aproveitar a aptidão hídrica. Quando o desenvolvimento acontece, junto com ele vem os desafios que estamos e iremos enfrentar, um deles é o uso consciente de nossas águas em quantidade e qualidade. No estado algumas pisciculturas tem dificuldade com renovação de água, pois os piscicultores só consegue ter disponibilidade suficiente de água no período chuvoso, com o déficit de água surgem alguns problemas, como a eutrofização, já que a carga de matéria orgânica no fim do ciclo estará muito elevada. Quando se tem uma água de má qualidade dentro dos viveiros os problemas vão aumentando podendo acarretar até a morte dos peixes.

            Algumas tecnologias são desenvolvidas para tornar a atividade viável economicamente, ambientalmente e socialmente. Uma ferramenta biotecnológica na produção aquícola é o uso de probióticos, estes, são microrganismos vivos que agem de forma benéfica no hospedeiro e no ambiente. O produto deve ser utilizado durante todo o ciclo de produção e ser aplicado conforme protocolo do fabricante.

            Os piscicultores devem estar atentos às particularidades que limitam o sucesso de seus empreendimentos. No caso, ao custo das rações, as estruturas de cultivo, equipamentos de apoio, manejo considerando as especificidades da espécie cultivada e a contabilidade dos custos de produção que é fundamental para estabelecer o preço de venda para a atividade ter lucro e viabilidade econômica.

A EMATER-RO orientou e acompanhou a aplicação de probióticos na piscicultura do Sr. Armando Eggert, morador da linha 188 sul, km 7,5 em Santa Luzia D'Oeste. Os viveiros estavam com alta carga de matéria orgânica, viveiros eutrofizados que impossibilitavam a sobrevivência dos peixes. Os probióticos são compostos de bactérias especialistas na decomposição da matéria orgânica. Após a primeira aplicação o Sr. Armando já pôde ver os primeiros resultados.

O apoio técnico composto por ética, responsabilidade e aliado às tecnologias de produção é essencial para o sucesso de qualquer atividade agrícola. Piscicultura assistida por profissionais da área é produção garantida!

 

Cristiane Codeço Vieira

Bióloga CRBio 73482/06-D

Extensionista Rural – Santa Luzia D’Oeste

 

ESCRITÓRIO REGIONAL ZONA DA MATA - EMATER-RO 


CRISTIANE CODEÇO VIEIRA
RO - SANTA LUZIA DO OESTE

Indique este Caso enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3277343735


Imagens / Fotos do Caso 
  Equipe EMATER-RO e Sr. Armando ...
  Viveiro antes da aplicação do ...
  Viveiro alguns dias após a apl ...

 retorna

 

  :: Pesquisa Casos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade