retorna
  :: Artigo selecionado
  BIOÉTICA
19/03/2017

VANESSA PIMAZONI CORTES
PR - CURITIBA
Resenha da Bioética

Área(s) de Atuação que o Presente Artigo trata
Biologia
Saúde
Bioética


Bioética, palavra derivada do grego, onde: bios = vida e ethos = ética. Esta palavra foi aplicada pela primeira vez pelo professor, pesquisador e bioquímico americano, Van Rensselaer Potter , em 1970. Como ele era pesquisador de pacientes de oncologia, acabou relacionando a ciência (conhecimentos biológicos) com a ética (valores humanos), denominando assim de Bioética.

 

Bioética é um conjunto de pesquisas e práticas de diversas disciplinas, entre elas a biologia, a medicina, ecologia, antropologia, psicologia, sociologia, teologia e a filosofia, com o objetivo de elucidar e resolver questões de valores e princípios morais oriundos dos avanços dessas ciências. Seu aparecimento tem a finalidade de solucionar e resolver problemas relacionados entre o ser humano e os valores morais que o envolvem, garantindo o bem estar e evitando danos a estas pessoas envolvidas.

 

A bioética tem o dever de assegurar o respeito, a vontade, a crença e os valores de cada indivíduo. Portanto a relação profissional x paciente é de extrema importância.

 

Existem assuntos de alta relevância dentro da bioética, como: AIDS, pesquisas com células tronco, produção de transgênicos, clonagem, transplante de órgãos, uso de órgãos de animais em humanos, doação de órgãos, aborto, fertilização em vitro (vida artificial, nascimento fora do corpo humano), eutanásia, relação entre médico e paciente, experiência em animais, ética médica e científica entre outros.

 

A bioética pode ser dividida da seguinte forma:

1.      Bioética Geral

Está envolvida com as questões dos valores e princípios da ética médica;

2.      Bioética Especial

Está envolvida com a análise dos grandes problemas enfrentados pela ética médica e biológica (eutanásia, aborto, etc);

3.      Bioética Clínica ou Bioética de Decisão

Está envolvida com a conduta correta a ser tomada, sem modificar os valores incluídos.

 

Tem os seguintes princípios:

1.      Princípio da Autonomia

É o grupo das pessoas vulneráveis, ou seja, são aquelas pessoas que possuem comprometimento na sua capacidade de decisão, necessitando de outra pessoa para decisões desses pacientes. São pessoas frágeis que necessitam de interferência de outras pessoas (representante legal) que irão solucionar problemas relacionados a sua saúde.  Ex.: pessoas idosas, com comprometimento mental, menores de idades, entre outros. Esse princípio visa examinar detalhadamente sobre assuntos relacionados ao aborto, eutanásia entre outros.

2.      Princípio da Beneficência

Esse princípio garante  a segurança, conforto e tranquilidade dos indivíduos sempre atento a atender seus interesses e necessidades, evitando qualquer tipo de dano. Esse princípio está ligado ao Princípio da Autonomia, não podendo ser separado.

3.      Princípio da Não Maleficência

Ele garante ao paciente que sejam evitados quaisquer tipos de danos tanto físicos, morais, psíquicos, culturais ou espirituais à sua pessoa.

4.      Princípio da Justiça

Ele determina o respeito a igualdade de benefícios ao paciente, determinando o que é seu de direito. Esse princípio está ligado a Ciência Humana, seja ela qual for.

5.      Princípio da Proporcionalidade

Este principio está ligado ao Princípio da Justiça. Ele visa o equilíbrio entre os benefícios e riscos ao paciente, procurando dar à ele mais privilégios, evitando toda e qualquer situação que lhe tragam malefícios. 

 

Referências Bibliográficas:

1.  Pessini, Leocir e Rover, Ademar e Barcifontaine, Christian de Paul. Bioética e Saúde. Jag’s Artes Gráficas Ltda, 1ª edição, 1987. São Paulo

2.      Willigan, Walter L. e Fourastié, Jean. São Vicente de Paulo, o Assistente Social e sua atualidade. Editora Gráfica Vicentina Ltda, 1ª edição, 1983. Curitiba-Pr

3. https://www.portaleducacao.com.br

4. http://www.icaps.org.br

5. http://www.passeiweb.com

 

 


VANESSA PIMAZONI CORTES
PR - CURITIBA

Indique este Artigo enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3177343938


 retorna

 

  :: Pesquisa Artigos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade