retorna
  :: Artigo selecionado
  AÇOES BÁSICAS DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL EM OBRAS CIVIS URBANAS
16/06/2016
É dever do empreendedor ter cautela nas escolhas dos processos que serão implantados para se obter uma gestão ambiental eficiente.

Área(s) de Atuação que o Presente Artigo trata
Biologia
Meio Ambiente e Biodiversidade
Gestão Ambiental


AÇOES BÁSICAS DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL EM OBRAS CIVIS URBANAS
Carlos Francisco De Mello Neto1 Liana Gomes Netto2


RESUMO: Qualquer ação que envolva obras (independente do porte) causam impactos ambientais, sociais e econômicos. É dever do empreendedor ter cautela nas escolhas dos processos que serão implantados para se obter uma gestão ambiental eficiente. Se o processo for realizado sem as devidas precauções, o empreendedor corre o risco de ser severamente prejudicado no âmbito econômico, social, ambiental e até criminal, por não cumprir corretamente as legislações ambientais vigentes. A implantação de algumas ações básicas de gerenciamento ambiental poderá proporcionar vários benefícios ao empreendedor e ao empreendimento, tais como: agregar valor ambiental ao empreendimento, redução de gastos com destinação de resíduos, bom convívio com a população lindeira e menor quantidade de emissão de fumaça preta emitido por caminhões, gerando ganhos a todos os envolvidos direta ou indiretamente. Para tanto, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma breve fundamentação teórica acerca do tema e algumas das ações básicas de gerenciamento ambiental em obras civis urbanas. Palavra-chave: Gerenciamento Ambiental; Educação Ambiental; Gerenciamento de Resíduos; Obras Civis.


1 INTRODUÇÃO
Com o crescimento populacional, temos o aquecimento das construções de pequeno, médio e grande porte, que busca suprir as necessidades da população, com relação à moradia, lazer, transporte, etc. Devido à concentração crescente de massa populacional nos centros urbanos e o aumento das construções, é de suma importância que seja incluído nas obras um gerenciamento ambiental que atenda o bem estar da população e ao meio ambiente, conforme resolução CONAMA (CONAMA, Nº 1, de 23 de janeiro de 1987, Art. 1º)3. Quando falamos em Gerenciamento Ambiental em Obras Civis, logo nos vem à mente a quantidade de resíduos gerados e como será executado esse gerenciamento, entretanto, um Gerenciamento Ambiental só se torna eficaz, quando são atribuídas ações de controle em todos os aspectos que estão causando ou que possa vir a causar impactos ambientais.
Mesmo sendo impossível a criação de um plano de gerenciamento ambiental padronizado para todas as modalidades de obras civis (construção e/ou reforma de pequeno, médio e grande porte), podem-se agregar inicialmente algumas ações básicas de gerenciamento ambiental. Nesse sentido, o trabalho tem o objetivo de analisar, preliminarmente algumas das ações básicas de gerenciamento ambiental em obras civis urbanas, que poderão ser efetuadas pelas empresas do ramo e norteá-las segundo as normas regulamentadoras.


2 MATERIAL E MÉTODOS
Basicamente, fez-se uma breve fundamentação teórica, conceituando os principais pressupostos do presente trabalho e demonstrando como deve ser a abordagem em cada um dos aspectos de gerenciamento ambiental em obras civis urbanas. Uma ação de gerenciamento ambiental é aplicada para uma determinada proposta de projeto ou empreendimento, que contenham interesse econômico e/ou social, que necessite de uma intervenção física no ambiente (obras) e por sua vez, podem ser causas de impactos ambientais (SÁNCHEZ,2008, p.162).
A estimativa quantitativa de pessoas viventes no meio urbano Brasileiro é da ordem de 80% da população, e seu desenvolvimento tem crescido de forma desordenada e com pouco planejamento. Este limitado planejamento está levando as cidades a um caos ambiental urbano com custos altos para a sociedade (GUERRA e CUNHA, 2010, p.17). Nagalli (2014, p.7) explica que: “o ramo de construção civil vem aumentando sua participação na economia brasileira. Cerca de 15% do PIB nacional é do setor de construção, tornando-o um dos mais importantes ramos de produção”.


Indique este Artigo enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3177343730


Imagens / Fotos do Artigo 
  Foto: Treinamento de operários ...

 retorna

 

  :: Pesquisa Artigos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade