retorna
  :: Artigo selecionado
  Ocorrência de mamíferos na face leste da Serra da Prata, Parque Nacional Saint-hilaire/Lange, Paraná.
22/05/2015

MARCOS ANDRÉ NAVARRO
PR - CURITIBA
O estudo teve por objetivo verificar a ocorrência de mamíferos médios e grandes na face leste da Serra da Prata, no Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange (PNSHL).

Área(s) de Atuação que o Presente Artigo trata
Biologia
Meio Ambiente e Biodiversidade
Inventário, Manejo e Conservação da Fauna


Marcos André Navarro

UFPR, PPG Zoologia

Juliana Quadros

UFPR, Setor Litoral & PPG Zoologia

Rodrigo Filipak Torres

ICMBio, Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange

                

OBJETIVO

O estudo teve por objetivo verificar a ocorrência de mamíferos médios e grandes na face leste da Serra da Prata, no Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange (PNSHL).

 METODOLOGIA

O PNSHL possui uma área com cerca de 25 mil ha e localiza-se na Mata Atlântica de encosta da região litorânea do estado do Paraná, Brasil. Trata-se de Floresta Ombrófila Densa Submontana, com variação altitudinal de 20 a 420 m s.n.m. Foram realizadas 14 fases de campo bimestrais entre 2012 e 2014 buscando amostrar todos os meses, foram percorridos a pé 17 rios, suas margens e trilhas, totalizando cerca de 3 km ao longo de cada rio. O deslocamento pelas estradas de acesso foi feito em veículo automotor. Os locais amostrados estão distribuídos ao longo de cerca de 30 km da face leste da Serra da Prata. Durante os percursos foi realizada a busca ativa por evidências como pegadas, arranhados, fezes, tocas, além de carcaças, visualizações e registros auditivos. Tocas só foram consideradas quando associadas ao menos a um vestígio que permitisse confirmar a presença de certa espécie. Cada registro foi cadastrado em caderneta de campo, fotografado, georreferenciado e coletado no caso das fezes e carcaças.

 RESULTADOS

Foram obtidos 337 registros de mamíferos com um total de 349 vestígios (211 pegadas, 33 arranhados, 105 fezes), além de 10 carcaças, seis visualizações e um registro auditivo. Dentre as 12 ordens e 250 espécies de mamíferos com ocorrência na Mata Atlântica foram registradas oito ordens e 22 espécies (Didelphimorphia: 11 Didelphis aurita; 1 Monodelphis sp.; 1 Chironectes minimus; 1 Didelphidae não identificado “n.i.”), (Xenarthra: 11 Dasypus novemcinctus; 3 Dasypodidae n.i.), (Primates: 1 Alouatta guariba; 1 Sapajus nigritus), (Lagomorpha: 1 Silvilagus brasiliensis), (Chiroptera: 1 Phyllostomidae n.i.), (Carnivora: 5 Leopardus pardalis; 2 L. tigrinus; 6 Puma concolor; 1 P. yagouaroundi; 19 Cerdocyon thous; 150 Lontra longicaudis; 1 Eira barbara; 23 Procyon cancrivorus; 3 Nasua nasua; 12 Felidae n.i.), (Artiodactyla: 13 Mazama sp.; 14 M. americana; 1 Pecari tajacu), (Rodentia: 1 Hydrochaerus hydrochaeris; 45 Cuniculus paca; 7 Dasyprocta azarae; 1 Cricetidae n.i. e 1 Echimyidae n.i.). Os quatro registros de pequenos mamíferos foram obtidos ao acaso. Oito espécies registradas (A. guariba, S. brasiliensis, L. pardalis, L. tigrinus, P. concolor, L. longicaudis, P. tajacu e C. paca) estão presentes no livro vermelho da fauna ameaçada do Estado do Paraná com algum grau de ameaça; três (C. minimus, P. yagouaroundi e M. americana) estão classificadas como “Dados Insuficientes (DD)” que indica falta de conhecimento sobre a espécie para poder decidir sobre seu status de conservação. No levantamento faunístico das unidades de conservação presente no mesmo livro, o registro da mastofauna do PNSHL é praticamente inexistente, apenas duas espécies classificadas como DD.

 CONCLUSÃO

                  Nesse sentido, o presente estudo contribui para o conhecimento da mastofauna da Serra da Prata, em especial, do PNSHL com o registro de 22 espécies pertencentes a oito ordens. Essas informações, embora não seja resultado de esforço exaustivo de levantamento, contribuirão para a elaboração do Plano de Manejo.


MARCOS ANDRÉ NAVARRO
PR - CURITIBA

Indique este Artigo enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3177343139


Imagens / Fotos do Artigo 
  Poster apresentado no VII Cong ...

 retorna

 

  :: Pesquisa Artigos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade