retorna
  :: Artigo selecionado
  Aula Ciclo da Água
09/11/2014
Aula sobre o Ciclo da Água para o 6] ano de Ensino Fundamental

Área(s) de Atuação que o Presente Artigo trata
Biologia
Meio Ambiente e Biodiversidade
Treinamento e Ensino na Área de Meio Ambiente e Biodiversidade


Fábio Rocha dos Santos

xxau3xx Título  Título: O ciclo da água

xxoe3xxObjetivos:

Compreender por que a água do planeta não vai acabar devido à sua ciclagem, ou seja, através do Ciclo Biogeoquímico.

 

xxoe3xxIntrodução:

 

Diariamente os noticiários publicam a situação atual da água no estado de São Paulo em relação aos baixos níveis dos reservatórios que abastecem o estado. As últimas notícias sugerem o racionamento deste bem natural. Diante desta problemática se faz necessário a conscientização dos alunos por meio desta aula.

 

xxct3xx Conteúdos:

- Ciclo Hidrológico ou da água;

- Etapas do ciclo.

 

xxaI3xxAtividade 1:Introdução com o Filme sobre o “Ciclo da água” de 3minutos de duração

xxtI3xxTempo:

20 minutos

xxmI3xxModalidade de interação:

Dialógica; Interativa

xxpI3xxPropósito:

Introduzir através do diálogo do professor e do filme o conteúdo.

xxcI3xxContexto:

Através do filme (animação) e agora uma atividade trabalhada em grupo quebrar um pouco o ritmo costumeiro existente em sala, chamando a atenção para um assunto tão interessante.

xxaI3xxMateriais de apoio:

Filme e data show

xxdI3xxDescrição:

Os alunos assistirão ao filme “O Ciclo da água” com duração de 3 minutos extraído do site: https://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws . Como se trata de um filme de pequena duração, em seguida, terão aproximadamente 15 minutos para responderem as questões em grupos de 5 alunos, sendo elas, posteriormente entregues ao professor para compor avaliação:

 

1. Em relação ao ciclo hidrológico nas grandes cidades, julgue as afirmativas com V ou F.

I.( ) A devolução de água para a atmosfera através da transpiração é reduzida.

II.( ) O abastecimento do lençol freático é favorecido pela facilidade de infiltração de água no solo.

III.( ) O volume de água que escoa superficialmente aumenta em função das construções urbanas.

IV.( ) A existência de grande quantidade de poços de bombeamento de água não exerce influência sobre a vazão dos rios.

V.( ) O assoreamento dos canais fluviais contribui para o agravamento das enchentes.

VI.( ) A concentração dos poluentes e as altas temperaturas favorecem a formação de núcleos de condensação, o que pode provocar um aumento das precipitações.

 

2. A contínua circulação da água na natureza constitui o chamado ciclo da água, que se

relaciona ao conjunto das mudanças de lugar e de estado físico da água ao longo do

tempo. Ao receber o calor do Sol, a água presente nos rios, lagos, mares, no solo e nas

plantas modifica seu estado físico e sobe formando as nuvens. Essas, por sua vez, são

levadas pelos ventos e precipitam a água, agora no estado líquido, sobre outras

regiões do planeta, que escorrem até os grandes mananciais (mares, rios, lagos etc.)

ou são absorvidos pelas plantas ou pelo solo, tornando a entrar no ciclo anterior.

Desta forma, a água muda de fase quando recebe calor do Sol e quando torna-se

líquido nas nuvens. Quais os nomes desses fenômenos?

xxaII3xxAtividade 2:Compreendendo as etapas do Ciclo

xxtII3xxTempo:

20 minutos.

xxmII3xxModalidade de interação:

Dialógica; Interativa.

xxpII3xxPropósito:

Trabalhar em grupo aproveitando as discussões e o conhecimento do outro o conteúdo proposto.

xxcII3xxContexto:

Trabalhar em grupo é de grande relevância, uma vez que além da aprendizagem significativa, o trabalho em equipe surge lideranças.

xxaII3xxMateriais de apoio:

Material de apoio; apostilas.

xxdII3xxDescrição:

Ainda em grupos receberão o material de apoio e com a ajuda da apostila e do que aprenderam com o filme completarão as etapas do Ciclo da água e entregarão ao professor para avaliação.

 

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRd0HmftvFnnbcO5Qd2nqsVT8-XfxzmKunwxKLwiLCYtcaMOpki 1.                                   2.                               3.

xxaIII3xxAtividade 3:Fechamento do conteúdo com um simulador utilizado pelo professor

xxtIII3xxTempo:

10 minutos     

xxmIII3xxModalidade de interação:

Dialógica; Interativa.

xxpIII3xxPropósito:

Sanar as dúvidas pendentes.

xxcIII3xxContexto:

Além da fala do professor que coloca os pingos nos “is”, a imagem é de grande valia para o processo ensino aprendizagem, pois, o aluno não fica apenas no imaginário.

xxaIII3xxMateriais de apoio:

Quadro; simulador

xxdIII3xxDescrição:

Como nas atividades anteriores não faltaram interações, agora por falta de tempo o professor fechará o conteúdo falando sobre as etapas do ciclo e ao mesmo tempo utilizando dois simuladores para melhor entendimento por parte da sala.

 

 

Sites com os Simuladores:

 http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/GEOGRAFIA/ciclodaagua.swf http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/2011/ciencias/11ciclo_da_agua.swf

xxrbixx Referências Bibliográficas

Sites: https://www.google.com.br/search?q=ciclo+da+%C3%;

http://licenciaturaciencias.usp.br/ava/course/view.php?id=184&section=3.

https://www.youtube.com/watch?v=jdlq6HKpbbc

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/GEOGRAFIA/ciclodaagua.swf http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/objetos_de_aprendizagem/2011/ciencias/11ciclo_da_agua.swf

 

link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws

 Pdf: http://www.usp.br/gpqa/Disciplinas/qfl3201/Ciclo_Hidroap.pdf 


Indique este Artigo enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3177343035


 retorna

 

  :: Pesquisa Artigos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade