retorna
  :: Caso selecionado
  Evolução
21/12/2012
O texto relata a questão da Evolução das Espécies, onde pode-se compreender um pouco sobre o processo evolutivo dos seres vivos

Área(s) de Atuação que o Presente Caso trata
Biologia
Meio Ambiente e Biodiversidade


Evolução

              O principio da evolução em relação as espécies que habitaram e ainda habitam o planeta Terra, postula que as espécies descendem umas das outras, ou seja, que estão ligadas a laços evolutivos. Esta transformação, denominada evolução das espécies, foi completamente explicada pelo evolucionista Charles Darwin, em seu livro que trata sobre a origem das espécies, no ano de 1859.

            Para Darwin a evolução das espécies ocorria, acontecia, por seleção natural, onde esta tende a modificar as características dos indivíduos ao longo das gerações, podendo então surgir o aparecimento de novas espécies.

            Segundo Hickman (2004, p.103 e 104):

A principal premissa por trás da evolução darwiniana é a de que o mundo vivo não é nem constante nem permanentemente cíclico, mas está sempre mudando. Mudanças constantes na forma e na diversidade da vida animal através de sua história de 600 a 700 milhões de anos podem ser observadas mais diretamente no registro fóssil. Um fóssil é um vestígio de uma vida passada liberados da crosta da terra. [...] No entanto a descoberta de novos fósseis e a reinterpretação do significado daqueles já existentes aumentam nosso conhecimento das mudanças na forma e na diversidade dos animais ao longo do tempo geológico.

 

            A partir dos estudos e das teorias existentes, pode-se estudar sob o aspecto evolutivo dos seres vivos que habitam na terra, podendo – se construir uma árvore genealógica da vida.

            Segundo estudos organismos unicelulares semelhantes às bactérias foram os primeiros seres vivos a surgir nos mares primitivos. Estes seres, assim como os demais possuem informações genéticas registradas no seu DNA que constitui os genes e cromossomos. No processo de reprodução de todo ser vivo ocorre à replicação dos genes que também sofrem alterações que são conhecidas como mutações genéticas. Assim a partir destas mutações que começaram a ocorrem nos primeiros seres vivos do planeta, deu-se início ao processo de evolução que podem ser observadas nos fósseis.

As Teorias evolutivas que mais se destacaram foram às teorias de Darwin e Lamarck. A teoria de Darwin destacava que os organismos mais bem adaptados ao meio ambiente tinham maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Já a teoria de Lamarck estava ligada a Lei do uso ou desuso, onde o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso fazia com que se atrofiem.

            Hoje a teoria mais aceita pelos cientistas evolucionista é a teoria de Darwin, e a de Lamarck foi descartada.

            Para Hickman (2004, p.115):

Seleção Natural é a peça central da teoria da evolução de Darwin. Ela fornece uma explicação natural para as origens da adaptação, incluindo todos os atributos anatômicos, comportamentais, ontogênicos e fisiológicos que aumentam a capacidade de um organismo utilizar recursos ambientais para sobreviver e reproduz

Texto: Origem das espécies

Andreia A. Ribovski

 21/12/2012



Indique este Caso enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3177333130


Imagens / Fotos do Caso 
  Clado da evolução das aves mod ...

 retorna

 

  :: Pesquisa Casos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade