retorna
  :: Artigo selecionado
  SELEÇÃO DE BUCHA VEGETAL PARA PRODUÇÃO DE ESPONJAS
04/11/2014
Seleção de progênies de polinização livre (PLs) de bucha vegetal visando selecionar frutos adequados para a fabricação de esponjas de banho e de cozinha.

Área(s) de Atuação que o Presente Artigo trata
Biologia
Biotecnologia e Produção
Melhoramento Genético


Maria Aldete J. da Fonseca Ferreira1 ; Irlane Cristine de Souza Andrade Lira2; Eliza Maiara Nogueira de Sena2; Deisy Aiane de Lima Aquino2; Leila Regina Gomes Passos3; Maria Luciene da Silva3; Caroene de Lima Araujo2.

1Pesquisadora da Embrapa Semiárido, Caixa Postal 23 Petrolina-PE aldete.fonseca@cpatsa.embrapa.br

2Graduandas da Universidade de Pernambuco-UPE, BR 203 Km 2, Campus Universitário, Vila Eduardo, Petrolina-PE;

3Bolsistas FACEPE / Embrapa Semiárido, Caixa Postal 23 Petrolina-PE;

 

 


RESUMO

O objetivo deste trabalho foi avaliar 254 progênies de polinização livre (PLs) de bucha vegetal visando selecionar frutos adequados para a fabricação de esponjas de banho e de cozinha. As progênies PLs foram avaliadas para as características: produção de pedaços de 10cm/fruto (Prod10); tipo de fibra na região medial (TFM), proximal (TFP) e distal (TFD) do fruto; cor da fibra (CFF); formato do fruto (FormF) e resiliência da bucha molhada (RBM). A Prod10 não variou muito entre as PLs selecionadas (de 2 a 2,7 pedaços de 10cm). No entanto, a PL 39.3, apesar de ter sido a mais produtiva, apresentou fibra dura não sendo indicada para uso como esponja de banho. As progênies 43.4 e 6.1, embora produtivas e com fibras macias, também não são indicadas, visto que apresentaram cor da fibra escura. Considerando textura e cor da fibra, as PLs que se destacaram foram a 19.2, 19.4, 24.1, 25.5 e 26.1, por apresentarem fibra macia a muito macia e cor clara a muito clara. De todas, a PL que mais se destacou foi a 19.2, pois além de ser boa para estas características, também apresentou um formato de fruto próximo ao cilíndrico, significando que haverá menos desperdícios do fruto ao ser cortado em pedaços de 10cm, pelo fato das extremidades terem diâmetros similares. Isto também resultará em uniformidade na produção de esponjas.

Palavras-chave: Luffa cylindrica, melhoramento genético, fabricação de esponjas


Indique este Artigo enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=3077333935


 retorna

 

  :: Pesquisa Artigos
contenha a palavra 
Regional 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade