retorna
  :: Profissional do CRBio
 BRUNO TREVIZAN PINOTTI, BIÓLOGO (MSC.)
SAO PAULO - SP

 BRUNO TREVIZAN PINOTTI

Possui Graduação e Mestrado pela USP, com experiência em Ecologia, Zoologia e Estatística. Atua como Analista Ambiental, na coordenação de estudos ligados ao Licenciamento Ambiental, Monitoramentos, Resgates, Planos de Manejo, entre outros.

Meio Ambiente e Biodiversidade
Biomonitoramento
Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental
Inventário, Manejo e Conservação da Fauna
Licenciamento Ambiental
Planejamento, Criação e Gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas Protegidas

FORMAÇÃO ACADÊMICA

2007 – 2010: Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia). Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Título: Pequenos mamíferos terrestres e a regeneração da Mata Atlântica: influência da estrutura do habitat e da disponibilidade de alimento na recuperação da fauna.

2002 – 2006: Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2002 – 2005: Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Título: Dieta e influência da disponibilidade de alimento na distribuição espacial de espécies de pequenos mamíferos em uma área de Mata Atlântica madura do Estado de São Paulo.

Projeto adicional – Título: Variação da biomassa de artrópodes do solo entre áreas de Mata Atlântica do Planalto Atlântico de São Paulo.

 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

• EGIS Engenharia e Consultoria (2012-atual)

2017-atual: Coordenação de Meio Biótico na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da atividade de perfuração marítima nos Blocos BM-PEPB-1 e BM-PEPB-3, Bacia de Pernambuco-Paraíba, Pernambuco – Petrobras.

2017-atual: Coordenação de Meio Biótico na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da atividade de perfuração marítima no Bloco BM-BAR-3, Bacia de Barreirinhas, Maranhão – Petrobras.

2016-atual: Coordenação Geral do Estudo de caracterização da vegetação (Levantamento Fitofisionômico, Florístico, Inventário Florestal e Cadastro de Árvores Isoladas) para o licenciamento de supressão de vegetação e intervenção em Área de Preservação Permanente (APP) em faixas do Plano Diretor de Dutos de São Paulo (PDD) e em Linha de Transmissão de Energia, nos municípios de São Paulo, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André e São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo – Petrobras.

2014-atual: Coordenação de Fauna e auxílio à Coordenação Geral no Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA da atividade de perfuração marítima nos Blocos BM-J3 e BM-J3A, Bacia de Jequitinhonha, estado da Bahia – Petrobras.

2012-atual: Coordenação Técnica do Programa de Monitoramento da Biota e Limnologia da ampliação do Terminal de Cabiúnas (TECAB), Macaé, RJ – Petrobras.

2017: Coordenação de Meio Biótico na elaboração do relatório de resposta ao Parecer Técnico 02022.000417/2015-34 COEXP/IBAMA referente à análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da atividade de perfuração marítima nos Blocos BM-CAL-11 e BM-CAL-12, Bacia de Camamu-Almada, estado da Bahia – Petrobras.

2016: Coordenação de Meio Biótico do Diagnóstico Ambiental Unificado (DAU) para as Atividades de Perfuração Marítima compreendidas entre a Bacia Potiguar (CE-RN) e a Bacia de Campos (ES-RJ) – Petrobras.

2016: Coordenação de Meio Biótico na elaboração do relatório de resposta ao Parecer Técnico 02022.000590/2015-32 COEXP/IBAMA referente à análise da resposta ao Parecer Técnico 411/12 sobre o processo de Licenciamento Ambiental da atividade de perfuração marítima nos Blocos BM-J-4 e BM-J-5, Bacia de Jequitinhonha, Estado da Bahia – Petrobras.

2016: Coordenação Executiva do Projeto de Recuperação Florestal - PRAD Suruaca, em uma área de restinga no Pontal do Ipiranga, Linhares, ES – Petrobras.

2014-2016: Coordenação de Meio Biótico e auxílio à Coordenação Geral no Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA da atividade de perfuração marítima no Bloco BM-CAL-10, Bacia de Camamu-Almada, estado da Bahia – Petrobras.

2015-2016: Coordenação Técnica do Monitoramento da Carcinofauna, componente do Projeto de Parcelas Experimentais para Restauração de Manguezal na APA Guapi-Mirim, Baía da Guanabara, RJ – ICMBio/Petrobras.

2015-2016: Coordenação de Meio Biótico do Relatório de Controle Ambiental (RCA) para Implantação de Atividade de Maricultura na Praia da Cerca, em Guarapari, ES – AMA-Guarapari/UFES/Petrobras.

2015-2016: Coordenação Técnica da execução dos Projetos Ambientais desenvolvidos durante as atividades da sonda Ocean Courage (SS-75) no Poço Maria Bonita 4 (3-SES-191), Bloco BM-SEAL-4, 10 e 11, Bacia de Sergipe-Alagoas – Petrobras.

2015-2016: Coordenação Técnica da execução dos Projetos Ambientais desenvolvidos durante as atividades da sonda Ocean Courage (SS-75) no Poço PAD-Pitu Norte (3-RNS-159), Bloco BM-POT-16 e 17, Bacia Potiguar – Petrobras.

2015: Coordenação de Meio Biótico do Relatório de Resposta ao Parecer Técnico 000166/2014 CGPEG/IBAMA relativo ao Relatório de Controle Ambiental (RCA) da Atividade de Perfuração Marítima no Bloco BM-CAL-9, Bacia de Camamu-Almada, estado da Bahia – Petrobras.

2015: Desenvolvimento do Relatório de Regularidade do Licenciamento Ambiental e do Relatório de Diretrizes para Regularização Ambiental do Aeroporto Internacional Pinto Martins de Fortaleza, Ceará (SBFZ), componentes do Relatório de Estudos Ambientais, integrante do processo de concessão – SAC-PR/INFRAERO.

2014: Participação na elaboração da Caracterização Ambiental Preliminar da área do Contorno Sul de Caraguatatuba – Lote 4, São Sebastião, SP – DERSA.

2014: Participação na elaboração do Relatório Ambiental Preliminar (RAP) do loteamento residencial Terra Simão, Jacareí, SP.

2014: Participação na elaboração do Relatório Ambiental Preliminar (RAP) do Trecho Terminal Vila Yara do Corredor Metropolitano de Itapevi, Osasco, SP – EMTU.

2014: Participação na elaboração do atendimento ao item II.4 - Área de Influência da Atividade, do Parecer Técnico 000077/2014 CGPEG/IBAMA relativo ao Relatório de Controle Ambiental (RCA) da Atividade de Perfuração Marítima nos Blocos BM-J4 e BM-J5, Bacia de Jequitinhonha, estado da Bahia – Petrobras.

2014: Coordenação Técnica na execução dos Projetos Ambientais desenvolvidos durante a atividade de perfuração marítima, fase de testes, realizada pela sonda Ocean Courage (SS-75) no Poço Pecém (1-CES-158), Bloco BM-CE-2, Bacia do Ceará – Petrobras.

2014: Coordenação de Meio Biótico no Relatório Ambiental Preliminar - RAP do Projeto de melhorias na Rodovia SP-056, Arujá-Itaquaquecetuba, SP – DER.

2013-2016: Coordenação Técnica do Programa de Monitoramento e Manejo de Fauna Terrestre do Projeto de Escoamento de Gás para Cabiúnas - Rota Cabiúnas, Macaé, RJ – Petrobras.

2013-2014: Coordenação de Meio Biótico do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Projeto dos Corredores e Terminais de Ônibus do Trecho Sul 1, São Paulo, SP – SPTrans.

2013-2014: Coordenação de fauna no Estudo de Caracterização Ambiental, Avaliação de Impactos de Projeto e Ações de Controle Ambiental da Linha de Transmissão UTE Barra do Rocha 1 - Subestação de Itagibá, BA – Petrobras.

2013-2014: Coordenação de fauna do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra, ES – IEMA/Petrobras.

2013-2014: Coordenação de fauna do Plano de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental Piracicaba/Juqueri-Mirim - Área II, Sistema Cantareira e Represa Bairro da Usina (APAs Piracantareira), SP – Fundação Florestal/Petrobras.

2013: Coordenação de Meio Biótico do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da Usina Termelétrica Azulão, Silves, AM – Petrobras.

2012-2014: Coordenação Técnica do Programa de Monitoramento de Fauna do Gasoduto GASAN II, SP – Petrobras.

2012-2014: Coordenação Técnica do Programa de Monitoramento de Fauna do Gasoduto GASPAL II, SP – Petrobras.

 

• Neo Habitat Consultoria Ambiental (2011-2012)

2012: Monitoramento da fauna de mamíferos de médio e grande porte para o Plano de Conservação de Ecossistema Terrestre da AHE Belo Monte, Rio Xingu, PA.

2010-2012: Monitoramento da fauna de pequenos mamíferos não-voadores na área de influência da Usina Hidroelétrica de Jirau, Rio Madeira, RO.

2010-2012: Monitoramento da fauna de mamíferos de médio e grande porte na área de influência da Usina Hidroelétrica de Jirau, Rio Madeira, RO.

2011: Levantamento da fauna de pequenos mamíferos não-voadores para o EIA/RIMA da ampliação das Minas Ponte Alta e Salto da Votorantim Cimentos SA, Salto de Pirapora, SP.

2011: Levantamento da fauna de pequenos mamíferos não-voadores para o EIA/RIMA da ampliação das Minas Pastinho, Placa e Baltar da Votorantim Cimentos SA, Votorantim, SP.

 

• Consultoria independente (2008-2011)

2010: Monitoramento da mastofauna em área plantada e área de expansão de plantação da Usina Açucareira Ester S/A, Cosmópolis e região, SP.

2010: Levantamento da fauna de pequenos mamíferos não-voadores e de mamíferos de médio e grande porte para a segunda campanha do programa de monitoramento do Ramal Ferroviário Sul do Pará (RFSP) – Vale, Canaã dos Carajás, PA.

2009: Levantamento da mastofauna para a segunda campanha do programa de monitoramento da fauna do gasoduto Paulínia(SP)-Jacutinga(MG) (GASPAJ) – Petrobras.

2008: Levantamento de mastofauna para o Plano de Manejo do Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins, SP.

2008: Caracterização complementar da mastofauna da área de inserção da Ferrovia Centro-Atlântica, Variante Litorânea Sul – Vale, ES.

 

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

• Artigos completos publicados em periódicos nacionais e internacionais

1. PINOTTI, B.T.; Pagotto, C.P.; Pardini, R. 2015. Wildlife recovery during tropical forest succession: assessing ecological drivers of community change. Biotropica. 47(6): 765-774. doi

2. Barros, C.S.; Püttker, T.; PINOTTI, B.T.; Pardini, R. 2015. Determinants of capture-recapture success: an evaluation of trapping methods to estimate population and community parameters for Atlantic forest small mammals. Zoologia. 32(5): 334-344.doi

3. PINOTTI, B.T.; Pagotto, C.P.; Pardini, R. 2012. Habitat structure and food resources for wildlife across successional stages in a tropical forest. Forest Ecology and Management. 283: 119-127. doi

4. Espartosa, K.D; PINOTTI, B.T.; Pardini, R. 2011. Performance of camera trapping and track counts for surveying large mammals in rainforest remnants. Biodiversity and Conservation. 20(12): 2815-2829. doi

5. PINOTTI, B.T.; Naxara, L.; Pardini, R. 2011. Diet and food selection by small mammals in an old-growth Atlantic forest of south-eastern Brazil. Studies on Neotropical Fauna and Environment. 46(1): 1-9. doi

6. Naxara, L.; PINOTTI, B.T.; Pardini, R. 2009. Seasonal microhabitat selection by terrestrial rodents in an old-growth Atlantic forest. Journal of Mammalogy. 90: 404-415. doi

• Trabalhos publicados em anais de congressos

1. Pagotto, C.P.; PINOTTI, B.T.; Pardini, R. 2012. An evaluation of different assemblage metrics for studies on wildlife recovery during forest succession. Em: 49th Annual meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation, 2012, Bonito.

2. Pagotto, C.P.; PINOTTI, B.T.; Pardini, R. 2012. Recuperação da estrutura e diversidade da fauna de pequenos mamíferos ao longo da regeneração florestal. Em: VI Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2012, Corumbá.

3. Barros, C.S.; Püttker, T.; PINOTTI, B.T.; Pardini, R. 2012. Determinantes do sucesso de captura e suas implicações para estimativas de parâmetros de populações e comunidades de pequenos mamíferos. Em: VI Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2012, Corumbá.

4. Frigeri, E.; Oliveira, G.; PINOTTI,  B.T.; Morsello, C.; Pardini, R. 2010. Desvendando os fatores que determinam a ocorrência de ataques de mamíferos silvestres a criações de aves domésticas. Em: V Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2010, São Pedro.

5. PINOTTI, B.T.; Pagotto, C.P.; Pardini, R. 2010. Mechanisms of faunal recovery during forest regeneration and the conservation value of secondary forests Atlantic forest small mammals as a model. Em: 24th International Congress for Conservation Biology, 2010, Edmonton, Canadá.

6. PINOTTI, B.T.; Pagotto, C.P.; Pardini, R. 2009. Effects of Atlantic forest regeneration on forest structure and availability of food resources: implications for wildlife recovery in second-growth forests. Em: Joint Meeting of Association for Tropical Biology and Conservation & Society for Tropical Ecology (ATBC & gtö), 2009, Marburg, Alemanha. p. 261-261.

7. PINOTTI, B.T.; Pagotto, C.P.; Pardini, R. 2008. Pequenos mamíferos não-voadores e a regeneração da Mata Atlântica - Influência da estrutura do habitat e da disponibilidade de recursos em um mosaico de vegetações em diferentes estádios sucessionais. Em: IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2008, São Lourenço.

8. Naxara, L.; PINOTTI, B.T.; Pardini, R. 2006. Seleção de microhabitats pelas espécies de pequenos roedores terrestres em uma área madura de Mata Atlântica – influência da época do ano e da eco-morfologia na segregação espacial das espécies. Em: I Congresso Sul-Americano de Mastozoologia, 2006, Gramado.

9. Naxara, L.; PINOTTI, B.T.; Pardini, R. 2005. Micro-scale distribution of terrestrial small mammals in a mature Atlantic forest: influence of food availability and structural features on a rich assemblage. Em: Annual Meeting of the Association for tropical Biology and Conservation (ATBC), 2005, Uberlândia. p. 112-112.

 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

2012: VI Congresso Brasileiro de Mastozoologia – A Mastozoologia e a Crise de Biodiversidade. Corumbá.

2009: Joint Meeting of Association for Tropical Biology and Conservation & Society for Tropical Ecology (ATBC & gtö) – Impacts of Global Change on Tropical Ecosystems – cross-cutting the Abiotic, Biotic and Human Spheres, Marburg, Alemanha.

2009: Biota-FAPESP International Workshop on Applied Ecology and Human Dimensions in Biological Conservation, São Paulo.

2008: IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia – Mastozoologia no Brasil: do Passado aos Desafios Atuais, São Lourenço.

2007: Seminário Internacional "Desenho da Conservação em Unidades de Conservação e Zonas de Amortecimento", São Paulo.

2005: Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation (ATBC) – Frontiers in Tropical Biology and Conservation, Uberlândia.

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO E PALESTRA

2012: Participação na Mesa Redonda intitulada “De indivíduos a populações e comunidades: atributos fisiológicos e ecológicos que condicionam a resposta de espécies de mamíferos a distúrbios”. Em: VI Congresso Brasileiro de Mastozoologia, Corumbá.

 

ENSINO

2011: Ministrante na aula prática “Métodos de campo para mastofauna”, como parte da disciplina do ciclo avançado de graduação em Ciências Biológicas do IB-USP, BIZ 0304 – “Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul”.

2008: Colaborador na disciplina BIZ-5724 “Métodos de inventário em Zoologia” do Programa de Pós-graduação em Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, tendo apresentado a palestra “Pequenos mamíferos não-voadores e a regeneração da Mata Atlântica – um exemplo de delineamento de amostragem” e auxiliado nas atividades de coleta e identificação de pequenos mamíferos em campo.

 

Link do Currículo Lattes - CNPQ:             http://lattes.cnpq.br/8869879301897623 

 

  http://www.crbiodigital.com.br/01/brunotpinotti
Para contactar este profissional,
após entrar no Sítio, escolha a opção: Contato


 

 retorna


  :: Pesquisa Profissionais
Regional 
Atuação  
Palavra Chave 
em qualquer parte da palavra  + 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade