retorna
  :: Profissional do CRBio
 RODRIGO T. POLISEL, BIÓLOGO, DOUTORANDO EM BIOLOGIA VEGETAL, CONSULTOR AMBIENTAL
SAO PAULO - SP
Fone: 11 - 994362382

 RODRIGO TRASSI POLISEL

Biólogo, Mestre e Doutorando em Biologia Vegetal. Áreas: taxonomia de fanerógamas, fitossociologia, fitogeografia e meta-análise, planos de manejo, levantamentos florísticos e fitossociológicos, consultorias ambientais. cursos de extensão em Botânica

Meio Ambiente e Biodiversidade
Arborização Urbana
Biomonitoramento
Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental
Ecoturismo
Educação Ambiental
Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Flora Nativa e Exótica
Inventário, Manejo e Conservação da Vegetação e da Flora
Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Fauna Silvestre Nativa e Exótica
Licenciamento Ambiental
Planejamento, Criação e Gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas Protegidas
Responsabilidade Socioambiental
Restauração/Recuperação de Áreas Degradadas e Contaminadas
Treinamento e Ensino na Área de Meio Ambiente e Biodiversidade

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP. Mestre em Biologia Vegetal do Programa de Pós-graduação do Instituto de Biologia da UNICAMP. Doutorando em Biologia Vegetal pela UNICAMP. Professor Associado da Universidade Católica de Santos. Possui experiência na área de taxonomia de fanerógamas, fitossociologia, fitogeografia e meta-análise, atuando em planos de manejo, levantamentos florísticos e fitossociológicos, consultorias ambientais e cursos de extensão em Botânica.

Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/3879367693002067

 

 

RESUMO

 

Toda a minha formação acadêmica e profissional está voltada ao estudo da vegetação dos ecossistemas brasileiros. Possuo experiência comprovada em artigos científicos, co-autorias em capítulos de livro e eBook autoral, além da participação em trabalhos técnicos nos domínios da Amazônia, Mata Atlântica e do Cerrado. Participei da elaboração de mais de 100 estudos técnicos para licenciamento ambiental, dentre eles EIA/RIMAs, RAPs e Laudos Ambientais. Atualmente, a frente da Brasil Bioma Cursos e Estudos Ambientais Ltda. ME, coordeno cursos de extensão na área de Taxonomia Vegetal, Metodologias de estudos da vegetação e Restauração Ambiental na modalidade presencial ou on-line. Até o momento, mais de 1.200 profissionais já participaram de nossos treinamentos desde 2008. Sou professor de biologia da Universidade Católica de Santos.

 

 

 

 

FORMAÇÃO

 

 

·      Doutoramento em Biologia Vegetal na UNICAMP. Início: fevereiro/2013. Término previsto: dez/2017.

 

Título da tese: Checklist e distribuição das trepadeiras ao longo dos domínios de vegetação do Neotrópico.

 

Orientador: Prof. Dr. Fernando Roberto Martins

 

·      Mestrado concluído no Curso de Biologia Vegetal da UNICAMP. Início: março/2009. Término: 29/11/2011. Duração: 2 anos.

 

Título da dissertação: Análise fitossociológica do sub-bosque de florestas com araucária e relações fitogeográficas com outras formações florestais da Floresta Atlântica s.l.

 

Orientadora: Profa. Dra. Kikyo Yamamoto

 

·      Graduado em Ciências Biológicas (Bacharel e Licenciatura). Instituto de Biociências (USP). Conclusão: 2008.

 

Título da monografia: Avaliação do sub-bosque de florestas de araucária em áreas naturais e impactadas do Estado de São Paulo.

 

Bolsa FAPESP (Proc. 2006/03288/1)

 

Orientadora: Dra. Natália Macedo Ivanauskas

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

 

 

 

·      2014-Atual – Complexo Educacional São Leopoldo – Universidade Católica de Santos

 

Cargo: Professor contratado.

 

Disciplinas ministradas:

 

- Ecologia de Comunidades. Carga horária: 4h/a

 

- Oficina de Botânica para a graduação do Curso de Ciências Biológicas (ênfase em gerenciamento costeiro). Carga horária: 2h/a por semana,

 

- Projeto Ambiental I e II aplicado ao Licenciamento Ambiental. Carga horária: 4h/a por semana cada,

 

- Restauração de Áreas Degradadas. Carga horária: 2h/a,

 

- Taxonomia de Campo das Fanerógamas. Carga horária: 2h/a por semana,

 

- Taxonomia das Fanerógamas. Carga horária; 4h/a.

 

 

 

Orientação de alunos: 5

 

- Isabel Ferreira (em andamento): Percepção ambiental no Jardim Guaiúba, Guarujá, SP.

 

- Letícia Golz dos Santos, Lucas Guarda e Steffani Souza (em andamento): Avaliação florística e fitossociológica da regeneração natural do Orquidário de Santos, SP.

 

- Gabriel Angelis dos Santos (finalizado): Levantamento florístico do Componente Arbóreo-Arbustivo do Parque Zoobotânico de Santos/SP.

 

 

 

 

 

·      2012-Atual – Brasil Bioma Estudos Ambientais Ltda ME.

 

Cargo: Diretor-técnico, Coordenador dos cursos de botânica, atividades de extensão e consultor responsável do componente flora.
Principais atividades: plantios de recuperação de áreas degradadas (RADs) e organização de cursos de extensão em botânica, sob a temática da taxonomia de campo e recuperação de áreas degradadas; consultorias ambientais.

 

 

 

Resultados obtidos:

 

 

 

1.    50 Cursos de Botânica realizados com a participação total de mais de 1.000 alunos e profissionais de meio ambiente, desde 2008, sobre identificação de famílias botânicas da Mata Atlântica, restauração ambiental e métodos para levantamento da vegetação.

 

 

 

2.    Organização e execução de capacitação técnica à Cetesb. Nome do curso: Identificação de espécies arbóreas no domínio atlântico do Estado de São Paulo. Curso realizado em cinco edições ao longo de 2014 para 120 técnicos da companhia em três fitofisionomias de vegetação do Estado de São Paulo (Floresta Ombrófila Densa, Transição de floresta estacional (Mata Atlântica) e Cerrado e Floresta de restinga). Carga horária: 32 horas (projeto finalizado).

 

 

 

3.    Organização e execução de capacitação técnica para a Cetesb voltado ao público externo. Nome do curso: Identificação de Espécies Arbóreas da Mata Atlântica. Carga horária: 24 horas (projeto finalizado).

 

 

 

4.    Canal Brasil Bioma no Youtube. Vídeo-aulas semanais sobre diversos aspectos relacionados ao trabalho do analista ambiental. Criado em abril/2015. Resultados: 2.750 inscritos (jun/16) e mais de 70.000 visualizações.

 

 

 

5.    Elaboração de Curso ON-LINE “O Segredo da Identificação de Plantas” com carga horária de 10 h/a, distribuído em mais de 21 módulos, além de material didático e chave de identificação. Resultado: 250 acessos comercializados com mais de 99% de satisfação plena.

 

 

 

6.    Participação como coordenador da flora nos seguintes estudos ambientais (principais produções):

 

a.    Diagnóstico da vegetação das Fazendas de Produção de Madeira Nativa Sustentável para fins de certificação florestal (Cliente Amata Brasil S.A.);

 

 

 

b.    EIA/RIMA das Obras de Reversão do Alto Juquiá para o Rio Santa Rita, na bacia da represa do Reservatório Guarapiranga (Cliente: Arcadis logos S.A.);

 

 

 

c.    EIA/RIMA de cinco PCHs ao longo do Rio Ariranha, Alto Araguaia, Mato Grosso, Brasil – Diagnóstico, Impactos e Programas (Cliente: Arcadis logos S.A.) - Finalizado;

 

 

 

d.    Cadastramento arbóreo do SESC Interlagos, São Paulo, SP (Cliente: Medral GeoTecnologias) – Finalizado;

 

 

 

e.    Levantamento florístico para fins de licenciamento ambiental do setor de mineração em Pedro de Toledo (Cliente: Prominer Projetos Ltda) - Finalizado;

 

 

 

f.     Levantamento florístico para fins de licenciamento ambiental do setor de mineração em Santa Isabel (Cliente: Prominer Projetos Ltda) - Finalizado;

 

 

 

g.    Estudo técnico ambiental de flora com o objetivo específico de inventário florestal da AID do projeto Puma, Klabin, Telêmaco Borba, PR (Cliente: EcosBrasil Planejamento Ambiental) - Finalizado;

 

 

 

h.    Cadastramento arbóreo para adequação funcional da estação Vila Leopoldina, Guaianazes, Caieiras e Quitaúna (Cliente: Sistran e Astec Engenharia Ltda.) - Finalizado.

 

 

 

7.    Parceria com a empresa AmbGis. Função: Botânico responsável pela identificação arbórea e diagnóstico ambiental.

 

8.    Parceria com a empresa MultiAmbiente Serviços. Função: Botânico – coordenador de campo de EIA/RIMAs.

 

a.    Meio Biótico – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental para extração de dolomito, Unidade Bom Sucesso de Itararé – Cliente: Mineração Jundu.

 

b.    Meio Biótico – Basalto Pedreira e Pavimentação Ltda – Unidade Cachoeira – Amplicação e regularização para extração de granito – Cliente: Mineração Basalto.

 

c.    Meio Biótico – Basalto Pedreira e Pavimentação Ltda – Unidade Jaguariúna – Amplicação e regularização para extração de granito – Cliente: Mineração Basalto.

 

d.    Meio Biótico – RAP de ampliação da Pedreira Basalto – Unidade Arujá – Cliente: Mineração Basalto.

 

9.    Parceria com a empresa Sistran Engenharia. Função: Botânico responsável pela identificação arbórea e diagnóstico ambiental. Colaboração nos seguintes projetos:

 

a.    Corredor de Ônibus Santo Amaro (CM13),

 

b.    Corredor de Ônibus ABD,

 

c.    Corredor Hortolândia,

 

d.    Corredor de Ônibus EMTU – Itapevi-Cotia

 

e.    Corredor de Ônibus – VLT – Belém, Pará

 

 

 

·      2008-2012 – GEOFLOR – Consultoria Florestal Ltda EPP.
Cargo: Analista ambiental e Taxonomista responsável
Principais atividades: Identificação de espécies de ervas, arbustos, trepadeiras e árvores nos domínios: Mata Atlântica e Cerrado; compilamento e realização de estudos florísticos, fitossociológicos e de inventário florestal; elaboração de textos de EIA/RIMA.

 

 

 

Participação nos seguintes Projetos:

 

1.    Estudos técnicos para composição de EIA/RIMA dos polidutos da PETROBRÁS: SEDA e OSVAP para transporte de álcool das usinas de cana-de-açucar do Centro-Oeste até o porto de São Sebastião. (Relatório Aprovado)

 

 

 

2.    Estudo de fauna e flora para elaboração de EIA/RIMA de gasoduto da PETROBRÁS entre a unidade de tratamento de gás em Caraguatatuba (UTGCA) e o Terminal Almirante Barroso (TEBAR) em São Sebastião-SP. (Relatório aprovado).

 

 

 

3.    GASBEL II: Inventário florístico e fitossociológico da cobertura vegetal. (Relatório aprovado).

 

 

 

4.    Estudos técnicos para composição de EIA/RIMA do sistema de dutos para escoamento de álcool do interior paulista: UNIDUTO. (Relatório aprovado).

 

 

 

5.    Monitoramento da flora na área de influência da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA). (Relatório Aprovado).

 

 

 

6.    Estudos técnicos para composição de EIA/RIMA da Usina de Rio Pardo, Interior Paulista, SP. (Relatório Aprovado).

 

 

 

7.    Inventário florestal de trechos de Cerrado destinados à exploração mineral em Pilar de Goiás e Pontes e Lacerda. Interessado: Yamana Gold (Relatório Aprovado).

 

 

 

8.    Estudos técnicos para composição de EIA/RIMA da ampliação do Terminal de Cabiúnas (TECAB). Macaé, RJ. (Relatório Aprovado).

 

 

 

9.    Estudos técnicos para composição do Pacote Graprohab, especificamente o Anexo 21, para empreendimentos imobiliários da Scopel Desenvolvimento Urbano S/A. (Relatório Aprovado).

 

 

 

10. Diagnóstico ambiental das áreas de influência do empreendimento Santa Maria III e Sapucaia III para composição de Relatório Ambiental Preliminar (RAP) à Scopel Desenvolvimento Urbano S/A. (Relatório Aprovado).

 

 

 

11. Estudos de flora para composição do EIA-RIMA do empreendimento Braxcel em Peixes, Tocantins. (Relatório Aprovado).

 

 

 

12. Cadastro botânico de terrenos urbanos na Região Metropolitana de São Paulo para o Wal-Mart. (Relatórios aprovados).

 

 

 

 

 

·      2009-2010 – Instituto Terra e Guardiães da natureza

 

Cargo: Coordenador técnico do Projeto

 

Principais atividades: Elaboração de aulas e atividades didáticas para alunos do ensino fundamental de quatro escolas públicas da região de Parelheiros, SP.

 

 

 

Participação no seguinte projeto:

 

1.    Projeto Pequenos Botânicos

 

 

 

 

 

·      2008-2009 – 3D Engenharia e Topografia LTDA

 

Cargo: consultor botânico autônomo

 

Principais atividades: Elaboração de laudos de vegetação para requerimento de corte e supressão na região do Vale do Ribeira, SP.

 

 

 

Participação no seguinte projeto:

 

1.     Levantamentos fitossociológicos para caracterização de áreas em estágio inicial nos municípios de Miracatú, Registro, Iguape, Cananéia e Jacupiranga, Vale do Ribeira, SP.

 

 

 

 

 

·      2009-2009 – AGÊNCIA VERDE (Empresa incubada no CIETEC-IPEN-USP)

 

Cargo: Botânico
Principais atividades: Compilamento de informações vegetais e Levantamento de dados sobre Segurança da operação em processos de desmatamento

 

 

 

Participação no seguinte projeto:

 

1.    Termo de referência para a supressão da vegetação do reservatório da UHE Jirau, Rio Madeira, Rondônia, Brasil. (Relatório Aprovado)

 

 

 

2.    Relatório de elaboração do Plano Executivo de Supressão da vegetação da UHE Jirau, Rio Madeira, Rondônia, Brasil. (Relatório Aprovado)

 

 

 

 

 

·      2005-Atual – Viveiro Maria Tereza
Cargo: Coordenador de produção de mudas
Principais atividades: Seleção de matrizes para coleta de sementes e plântulas, organização da produção e escolha das espécies a serem produzidas e plantios de recuperação de áreas degradadas (RADs).

 

 

 

Resultados obtidos:

 

1.    Produção de aproximadamente 5000 mudas/ano de mais de 80 espécies.

 

 

 

 

 

·      2005-2008 – Instituto Florestal de São Paulo
Cargo: Estagiário da Seção de Ecologia Florestal
Principais atividades: Herborização e identificação de material botânico, participação em: Planos de Manejo, recuperação de áreas degradadas, estudos florísticos e fitossociológicos e palestras de educação ambiental.

 

Resultados obtidos:

 

 

 

 

 

·       2004-2004 – Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP
Cargo: Monitor de biologia para alunos do ensino médio

 

Principais atividades: Preparação de aulas de reforço para alunos do 3º ano do Ensino Médio, aulas ministradas a alunos em preparação para o vestibular.

 

 

 

QUALIFICAÇÕES

 

 

 

 

 

·      Inglês - avançado (CNA, 6 anos, conclusão em 2004).

 

·      Biodiversidad de Lianas Neotropicales (65° CNBot, Carga horária 16 horas)

 

·      Ecologia Quantitativa da Vegetação (UFMG, Carga horária: 40 horas)

 

·      Publicações Científicas Internacionais (FUNCAMP – UNICAMP, Carga horária: 6 horas)

 

·      Análise filogenética de comunidades ecológicas (64° CNBot, Carga horária: 15 horas)

 

·      Curso de Análise Multivariada (Congresso de Ecologia do Brasil, Carga horária: 5h).

 

·      Métodos em filogenia de plantas (Congresso de Botânica de São Paulo, Carga horária: 4h).

 

·      Curso de Recuperação e degradação de ecossistemas (8º Semana Temática de Biologia da USP, Carga horária: 12h).

 

·      A vegetação do Estado de São Paulo (Curso do Intituto Florestal de SP, Carga horária: 20h).

 

·      Curso de Horta Urbana (Associação de Agricultura Orgânica, Carga horária: 8h).

 

·      Curso de Agroecologia (7º Semana Temática da Biologia da USP, Carga Horária: 12h).

 

·      Disciplina de tópicos especiais em Identificação de Myrtaceae (UNESP-Botucatu, Carga Horária: 20h)

 

 

 

AUTORIA ou CO-AUTORIA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS OU RESUMOS EXPANDIDOS

 

 

1.    Franco, G.A.D.C., Souza, F.M., Ivanauskas, N.M., Mattos, I.F.G., Baitello, J.B., Aguiar, O.T., Catarucci, A.F.M. & Polisel, R.T. 2007. Importância dos remanescentes de Embu-SP para a conservação da flora regional. Revista Biota Neotropica 7(3):145-161. (Artigo completo)

 

 

 

2.    Polisel, R.T. & Franco, G.A.D.C. 2007. Comparação da composição e estrutura de duas florestas secundárias sob diferentes condições ambientais. Série IF Registros 31:71-75. (Artigo completo)

 

 

 

3.    Polisel, R.T. & Franco, G.A.D.C. 2007. Caracterização sucessional de uma floresta secundária com 40 anos de idade em Juquitiba, SP. Revista Brasileira de Biociências 5:387-389. (Resumo expandido)

 

4.    Polisel, R.T., Guerin, N. & Franco, G.A.D.C. 2007. Comparação das estruturas florística e fitossociologia da regeneração natural entre talhões de Eucalyptus spp. e Pinus elliottii Engel em uma área reflorestada na zona norte da cidade de São Paulo. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil. Caxambú. (Resumo expandido).

 

 

 

5.    Santos, R.L.R., Ivanauskas, N.M. & Polisel, R.T. 2008. A vegetação do Parque Estadual de Vassununga: lacunas de conhecimento e áreas prioritárias para pesquisa. Série IF Registros. (Resumo expandido)

 

6.    Ivanauskas, N.M., Toniato, M.T.Z., Mattos, I.F.A., Kanashiro, M.M., Souza, F.M., Cielo-Filho, R., Polisel, R.T. 2007. Análise da vegetação como parte do plano de manejo de unidades de conservação no Vale do Ribeira do Iguape, São Paulo, Brasil. In: V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Foz do Iguaçu. (Resumo expandido).

 

 

 

7.    Polisel, R.T., Assis, M.C., Souza, R.P.M., Esteves, R. & Ivanauskas, N.M. 2008. Regeneração de espécies arbustivas-arbóreas no sub-bosque de florestas de araucária em Campos do Jordão-SP. Série IF Registros. (Resumo expandido)

 

8.    Ivanauskas, N.M., Franco, G.A.D.C., Durigan, G., Mattos, I.F.A., Toniato, M.T.Z., Kanashiro, M.M., Santos, R.L.R. & Polisel, R.T. 2009. A vegetação do Parque Estadual de Vassununga (SP): Subsídios ao plano de Manejo. In: VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Curitiba. (Resumo expandido).

 

 

 

9.    Polisel, R.T. & Franco, G.A.D.C. 2011. Comparação florística e fitossociológica de dois trechos em diferentes estádios sucessionais de Floresta Ombrófila Densa no município de Juquitiba, SP, Brasil. Revista Hoehnea 37(4):691-718. (Artigo completo).

 

 

 

10. Polisel, R.T. 2011. Florística e fitossociologia do estrato herbáceo de trecho de floresta secundária em Juquitiba, SP, Brasil. Revista Ciência Florestal 21(2):273-284. (Artigo Completo)

 

11. Toniato, M.T.Z., Ivanauskas, N.M., Souza, F.M., Mattos, I.F.A., Baitello, J.B., Kanashiro, M., Aguiar, O.T., Cielo-Filho, R., Franco, G.A.D.C., Guerin, N., Polisel, R.T., Lima, R.A.F., Araujo, L.S., Souza, V.C., Rother, D.C., Salino, A., Dittrich, V.A.O. 2011. A vegetação do Parque Estadual de Carlos Botelho: subsídios para o plano de manejo. IF Série Registros on line 43:1-254.

 

 

 

12. Polisel, R.T. 2013. Levantamento fitossociológico e caráter sucessional de um trecho de floresta secundária ciliar em Juquitiba, SP, Brasil. Aceito para publicação, Revista Árvore. (Artigo completo)

 

 

 

13. Polisel, R.T., Vilela, W.F.D., Guerin, N., Souza, R.C. & Bel, M.D. 2010. Uma atividade pioneira: Os cursos de extensão em Botânica para alunos e profissionais de meio ambiente em Juquitiba, SP, Brasil. Revista de Cultura & Extensão da USP 3(maio):1-21. (Artigo completo)

 

 

 

14. Ribeiro, T.M., Polisel, R.T., Santos, R.L.R., Ivanauskas, N.M. & Martins, S.V. 2012. Restauração florestal com Araucaria angustifolia (Bertol.) O. Kuntze no Parque Estadual de Campos do Jordão, SP: Efeito do fogo na estrutura do componente arbustivo-arbóreo. Scientia Forestalis 40(94):279-290. (Artigo completo).

 

15. Souza, R.P.M., Souza, V.C., Polisel, R.T., Ivanauskas, N.M. 2012. Estrutura e aspectos da regeneração natural de Floresta Ombrófila Mista no Parque Estadual de Campos do Jordão, São Paulo, Brasil. Hoehnea:39(3):387-407. (Artigo completo).

 

 

 

16. Ribeiro, T.M., Ivanauskas, N.M., Martins, S.V., Polisel, R.T., Santos, R.L.R. e Miranda Neto, A. Floresta Ombrófila Mista no sudeste do Brasil: regeneração de espécies arbóreas e relações florísticas de um remanescente de Itaberá, SP, Brasil. Acta Botanica Brasilica 27:2013. (Artigo completo).

 

17. Ribeiro T.M., Ivanauskas N.M., Martins S.V., Polisel R.T., Santos R.L.R. Fitossociologia de uma floresta secundária com Araucaria angustifolia (Bertol.) O. Kuntze na Estação Ecológica de Bananal, Bananal-SP. Floram 20:2013.

 

18. Polisel R.T., Ivanauskas N.M., Assis M.C., Shepherd G.J., Yamamoto Y. 2014. Estrutura da comunidade de sub-bosque em quatro trechos de floresta com araucária no estado de São Paulo, Brasil. Acta Botanica Brasilica 28(1):2014.

 

 

 

19. Vieira, L.T., Polisel, R.T., Ivanauskas, N.M., Shepherd, G.J., Waechter, J.L., Yamamoto, K., Martins, F.R.Geographical patterns of terrestrial herbs: a new component in planning the conservation of the Brazilian Atlantic Forest. Biodiversity and Conservation, v. 24, p. 2181-2198, 2015.

 

 

 

Nota: Apresentei 25 trabalhos em eventos científicos, todos eles publicados em anais como resumos simples.

 

 

 

ebook

 

·        Guia fotográfico para identificação de plantas. Autor: Rodrigo Trassi Polisel. 586p. ISBN: 978-85-921158-0-7. Registrado em: maio/2016.

Disponível em: http://pt.slideshare.net/BrasilBioma/guia-fotogrfico-de-identificao-de-plantas

 

 

 

 

 

CO-AUTORIA DE LIVROS

 

 

·      Cardoso EJB & Vasconcellos RLF. Floresta com araucária: Composição florística  e biota do solo. Piracicaba: FEALQ, 2014. Participação em três capítulos:

 

o   Ribeiro TM, Martins SV, Polisel RT, Santos RLR, Ivanauskas NM. Impactos do fogo na restauração florestal com Araucaria angustifolia (Bertol.) O. Kuntze: um estudo de caso no Parque Estadual de Campos do Jordão, SP, Brasil.

 

o   Polisel RT, Assis MC, Yamamoto K, Ivanauskas NM. Componente residente do sub-bosque em florestas com araucária no estado de São Paulo.

 

o   Muniz RPM, Polisel RT, Souza VC, Assis MC, Ivanauskas NM. Estrutura da comunidade arbórea e aspectos da regeneração natural de remanescentes florestais paulistas com araucária.

 

·      Flores TB, Colletta GD, Souza VC, Ivanausas NM, Tamashiro JY, Rodrigues RR. Guia ilustrado para identificação das plantas da Mata Atlântica. Legado das Águas – Reserva Votorantin. (livro em processo de publicação). Participação em dois capítulos:

 

o   Polisel RT, Potascheff CM, Virillo C, Ivanauskas NM, Souza VC. Chave de identificação das espécies arbóreas.

 

o   Salino A, et al. As espécies encontradas e o guia ilustrado.

 

 

 

 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

·      Prêmio de Menção Honrosa no XVI Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. Categoria: Melhor trabalho de Iniciação Científica (2006).

 

·      Disponibilidade para viagens curtas (até uma semana) e gerência de equipes de campo para projetos de maior porte (p.e. EIA/RIMA).

 

 


Publicações do profissional
Notícias

 

  http://www.crbiodigital.com.br/01/rodrigopolisel
Para contactar este profissional,
após entrar no Sítio, escolha a opção: Contato


 

 retorna


  :: Pesquisa Profissionais
Regional 
Atuação  
Palavra Chave 
em qualquer parte da palavra  + 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade