retorna
  :: Profissional do CRBio
 RICARDO LANGE HENTSCHEL
 AV. MARILAND 720 / 801
 AUXILIADORA
PORTO ALEGRE - RS   Cep: 90440190
Fone: 51 - 34145445 /  51 - 998795445

 RICARDO LANGE HENTSCHEL

Laudo de Cobertura Vegetal, Projeto de Compensação, Transplante, Poda e Supressão de Árvores, Gestão Ambiental de Obras/Empresas, Plano de Manejo Florestal, Estudo de Viabilidade Ambiental, Licenciamento, EIA-Rima,  Recuperação de Área Degradada.

Meio Ambiente e Biodiversidade
Arborização Urbana
Auditoria Ambiental
Biomonitoramento
Biorremediação
Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental
Ecodesign
Ecoturismo
Educação Ambiental
Fiscalização/Vigilância Ambiental
Gestão Ambiental
Gestão da Qualidade
Gestão e Tratamento de Efluentes e Resíduos
Gestão, Controle e Monitoramento em Ecotoxicologia
Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Flora Nativa e Exótica
Inventário, Manejo e Conservação da Vegetação e da Flora
Licenciamento Ambiental
Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL)
Paisagismo
Planejamento, Criação e Gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas Protegidas
Responsabilidade Socioambiental
Restauração/Recuperação de Áreas Degradadas e Contaminadas
Treinamento e Ensino na Área de Meio Ambiente e Biodiversidade

http://lattes.cnpq.br/1005971489630847

http://www.linkedin.com/pub/ricardo-hentschel/5/b9/995

www.reservaconsultoria.com.br

 

RESUMO

 

De abril de 2006 até o presente momento, foi sócio diretor da Reserva Consultoria Ambiental LTDA, microempresa onde são prestados serviços relacionados ao licenciamento de obras como Hidrelétricas, Estradas, Linhas de Transmissão de Energia e Loteamentos. Também são desenvolvidas soluções de gestão ambiental de empresas e obras, recuperação de passivos ambientais, além de Planos de Manejo Sustentável, Laudos e Inventários de cobertura vegetal.

 

De março a dezembro de 2012, como pessoa física, foi Coordenador da equipe de Meio Ambiente da Encalso Construções LTDA para Engenharia PETROBRAS nas obras de Ampliação do Terminal de Guararema/SP e da Estrada de Acesso Principal do COMPERJ – Itaboraí/RJ. Foi responsável por gerir o Programa Básico Ambiental elaborado pela PETROBRAS de acordo com exigências da CETESB (SP) e INEA (RJ), abrangendo Programas de Conservação da Fauna, Supressão Vegetal, Recuperação de Áreas Degradadas, Qualidade dos Recursos Hídricos, Controle da Instabilidade de Terrenos e Assoreamentos, Controle da Poluição (Armazenamento, Transporte e Destinação de Resíduos, Monitoramento de Emissões Atmosféricas), entre outros. Além destas atribuições, monitorou as atividades do Sistema de Gestão Integrado, elaborou os Relatórios Mensais, Memoriais Descritivos e Procedimentos Executivos, recebeu auditorias, licenciou áreas de apoio e capacitou funcionários.

 

De março de 2011 a março de 2012, foi contratado pela IMC-SASTE para a Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS, atuando na obtenção de Licenças e Autorizações ambientais e atendimento às respectivas condicionantes do Plano Diretor de Dutos do Estado de São Paulo (PDD/SP), plano este que abrange as adequações e novas instalações construídas no Estado de São Paulo para aumentar a segurança e vazão de produtos, decorrentes de maiores demanda e produção das camadas do Pré-sal, como por exemplo, a ampliação dos Terminal Aquaviário de São Sebastião e dos Terminais Terrestres de Guararema e Cubatão, e a implantação da Estação de Bombeamento de São Bernardo do Campo.

 

De agosto de 2010 a março de 2011, trabalhou na ATP Engenharia para a PETROBRAS Transporte S.A - TRANSPETRO, onde foi integrante da equipe de SMS, sendo responsável pela elaboração de laudos de cobertura vegetal e mapas de uso e ocupação do solo, para o licenciamento de obras, como, por exemplo, a de realocação dos dutos da TRANSPETRO, no local do novo Estádio Itaquerão em São Paulo. Teve atuação destacada no vazamento de hidrocarbonetos, onde realizou o diagnóstico das áreas afetadas e posterior recuperação.   

 

Entre outras experiências profissionais, vale destacar que, em 2009, foi selecionado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo ICMBio como consultor técnico-científico responsável pela força tarefa de Diagnosticar, Zonear e Elaborar um Plano de Manejo para o entorno da Estação Ecológica do Taim.

 

Ressaltam-se habilidades de redação, como colunista de meio ambiente em revista do mercado calçadista por dois anos e como tradutor de cinco capítulos do livro Ecology (Cain et al.), publicada pela editora Artmed em 2011.

 

Foi palestrante em curso sobre Perícia Ambiental em 2010, no extinto Instituto Conesul, para profissionais de meio ambiente, com o Tópico Flora e Mercado.

 

No âmbito acadêmico é Mestre em Botânica com ênfase em ecologia de Restingas, pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica da UFRGS. Obteve título de especialização em Gestão Ambiental, junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pela elaboração do trabalho de Gestão Ambiental do Município de Barra do Ribeiro, RS. Sua Graduação foi pela Faculdade de Ciências Biológicas da UFRGS.

 

Em 2011, participou do Curso de Gestão para o Baixo Carbono, oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), aprimorando conhecimentos relacionados à Gestão Ambiental e Sustentabilidade em empresas.

 

É capacitado para elaboração de Relatório de Sustentabilidade GRI (Global Report Initiative) pela BSD Consulting/SP. Em 2010, realizou curso de Interpretação e Implementação da ISO 14001:2004 pela HCB Consultoria/RJ.

 

.

 

  http://www.crbiodigital.com.br/03/ricardo_hentschel
Para contactar este profissional,
após entrar no Sítio, escolha a opção: Contato


 

 retorna


  :: Pesquisa Profissionais
Regional 
Atuação  
Palavra Chave 
em qualquer parte da palavra  + 
Nome do(a) Biólogo(a) 


pesquisar



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade