retorna
  :: Notícia selecionada
26/04/2012  O site Amphipod Newsletters será melhorado

Amphipoda é um grupo de micro-crustáceos muito utilizado como bioindicador de estresse ambiental de ambientes aquáticos costeiros. Eles têm sido usados também como biomonitores, que acumulam traços de metais em seus tecidos atuando como monitor da biodisponibilidade de contaminantes no ecossistema. Mas esses seres não são os únicos bioindicadores e biomonitores, moluscos, ostras e decápodas também, porém esses organismos são mais estudados por serem espalhados no mundo, por ocorrerem em altas densidades em algumas comunidades biológicas e geralmente por ser alimento principal de peixes predadores e pássaros, além de existir um potencial considerável de acumular metais pesados e transferir ao longo da rede trófica marinha.
Caprella penantis e Hiale nigra são espécies que ocorrem nos ambientes costeiros do litoral Sudeste do Brasil e C. penantis junto com H. schmidtii também ocorrem na Espanha e ambas as três espécies são dominantes nos ambientes onde vivem. Em 2009 J. M. Guerra-García e colegas encontraram a maior capacidade de C. penantis em acumular metais pesados do que H. schimidtii.
Por serem organismos de interesse biológico e ecológico em ambientes costeiros e marinhos, os trabalhos sobre anfípodes são compilados num site chamado Amphipod Newsletters, que está sendo reconstruído em Harvard sobre supervisão de Adam Baldinger, que continuará o trabalho bibliográfico de Wim Vader, da Universidade de Thomso, Noruega.
Há muita informação importante disponível sobre esses organismos e ainda há muito o que ser descoberto. Além de serem ótimos bioindicadores e biomonitores, também são alvo de comprovação empírica dos mecanismos ecológicos que determinam a dinâmica de populações de duas ou mais espécies competidores e no entendimento da estruturas de comunidade em ambientes naturais.

Para mais Informações Clique em:
www.ansatte.uit.no/wimvader/amphltr.html


Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=3877363230


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade