retorna
  :: Notícia selecionada
25/01/2010  Água Pura e Vital
EVANDRO MANTZ
SP - IRACEMAPOLIS

Escassez da Àgua
Água é o recurso natural de maior quantidade em nosso Planeta Terra e já sabemos que sem água não existe vida. O Planeta Terra é constituído por 70% de água e 30% de terra. Na verdade, deveríamos chamá-lo de planeta “Água”. A visão que temos é de que a água nunca vai acabar mas, precisamos analisar as devidas proporções porque 96% de toda água existente no planeta é salgada (imprópria para o consumo humano), 2% está em forma de gelo nas regiões polares e o restante, apenas 1%, é a água que usamos para abastecimento humano, abastecimento industrial, irrigação, dessedentação de animais, navegação, recreação e geração de energia.
O Brasil concentra em torno de 12% de toda a água doce do mundo, disponível em rios, e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta Terra: o Amazonas. Só que precisamos pensar no consumo, no desperdício de água, no aumento da população, no aumento dos loteamentos e no desenvolvimento das indústrias; que fazem com que a oferta de água seja menor que a demanda. Dados da Organização das Nações Unidas – ONU - apontam que cerca de 1,1 bilhões de pessoas em todo mundo não têm acesso a água potável e estima-se que 2 bilhões de crianças morrem todos os anos pela falta de saneamento básico. A contaminação das águas superficiais (rios, lagos, represas) provocada pelo lançamento de esgotos domésticos e industriais, a falta de gerenciamento dos recursos hídricos e o mau uso da água, aumentam e agravam ainda mais a preocupação com a escassez da água.
Precisamos mudar os nossos hábitos em relação ao uso desse bem tão precioso e de fundamental importância para a vida do Planeta Terra. Devemos ficar atentos, pois pequenas ações do nosso dia a dia podem ajudar a contribuir para que água não venha a faltar. Por exemplo, você sabia que: 01 torneira pingando desperdiça 46 litros de água por dia ou 1380 litros por mês, o banho com chuveiro elétrico de 15 minutos consome cerca de 144 litros, escovar os dentes com torneira semi aberta durante 5 minutos consome 80 litros de água, em condições normais uma válvula de descarga gasta 10 litros de água a cada 06 segundos de acionamento, lavar a calçada por 30 minutos com a mangueira consome 560 litros de água.
Não devemos também fazer do vaso sanitário um deposito de lixo ou cinzeiro, mas sim, verificar  se não existem vazamentos nos encanamentos das residências e acompanhar se existe aumento repentino da conta de água. Precisamos refletir sempre sobre o fato de que “Deus” criou a água (água é sagrada e tudo que é sagrado tem vida) para sobrevivência do homem no Planeta Terra e como exemplo disso pensar no nosso corpo que também é constituído de 70% de água. Mais ainda, necessitamos parar e pensar na degradação ambiental provocada pela poluição dos recursos hídricos que, por sua vez, determina o agravamento da problemática que já estamos enfrentando, ou seja, a escassez da água para manutenção da vida e do ser humano.

EVANDRO MANTZ
SP - IRACEMAPOLIS

Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=38773436


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade