retorna
  :: Notícia selecionada
22/05/2012  Curso de Capacitação de Professores de Biologia recebe inscrições
CLAUDIA MARIA XAVIER FARIA
RJ - RIO DE JANEIRO

Estão abertas as inscrições para o III Curso para Formação Continuada de Professores de Biologia com ênfase em Histologia e Biologia Celular. Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e realizado com suporte financeiro da Faperj, o objetivo do curso é capacitar professores do ensino médio de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro por meio de intercâmbio científico. Os interessados podem se inscrever até 25 de maio, pelo formulário eletrônico disponível online.

De acordo com Barbara Dias, uma das coordenadoras do curso e pesquisadora do Laboratório de Patologia do IOC, muitos temas sobre histologia e biologia celular não são abordados nas universidades por não fazerem parte da grade curricular da graduação em ciências biológicas. “Debater sobre célula-tronco, por exemplo, exige um conhecimento prévio de biologia celular. Frequentemente, os alunos levam esses questionamentos para a sala de aula e muitas vezes o professor, em especial aquele que se formou há muito tempo, carece de embasamento atualizado para discutir o assunto de forma compreensível”, comentou. “Por isso, essa capacitação visa atualizar estes educadores para que possam atuar com temas transversais, a partir do conhecimento de diferentes áreas”, destacou.

De caráter teórico-prático, a capacitação possibilitará, através da distribuição de kits de aulas práticas, a realização de experimentos de histologia e biologia celular pelos professores nas escolas em que lecionam.

Novidade

A novidade desta edição é a inclusão da modalidade de ensino a distância (EAD). Para Barbara, “a implementação do EAD vai possibilitar aos professores trocar informações, expor e esclarecer dúvidas”. Além disso, os alunos poderão interagir por meio da produção coletiva, o que vai permitir que o grupo de trabalho observe e opine sobre o que está sendo debatido. “Em outra forma de interação, um grupo poderá ajudar o outro, ou seja, as páginas de texto coletivo estarão abertas para toda a turma”, completou a coordenadora.
Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

Caroline Carneiro
21/05/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


CLAUDIA MARIA XAVIER FARIA
RJ - RIO DE JANEIRO

Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=3677363335


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade