retorna
  :: Notícia selecionada
17/09/2011  Shopping center da zona norte entra em lista de áreas contaminadas da Cetesb
ÍCARO RIBEIRO PIMENTEL
SP - TABOAO DA SERRA

A Cetesb (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) inseriu o Shopping Center Norte, na zona norte de São Paulo, na Lista de Áreas Contaminadas Críticas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (16). De acordo com o órgão, o motivo é a concentração de gás metano no terreno.

A área, que é próxima da marginal Tietê, já estava no banco de áreas contaminadas do órgão desde 2004. Antes da construção do shopping, na década de 1980, o local serviu de depósito de lixo. Ainda segundo a Cetesb, os resíduos sólidos de origem desconhecida não foram removidos da região.

O departamento não tem dados sobre a quantidade de lixo que ainda existe no local. Entre os anos de 2009 e 2011, o estabelecimento já recebeu duas advertências – uma em maio deste ano, no valor de 50 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo, cujo valor unitário corresponde a R$ 17,45), e outra em 12 de agosto, em 1.000 Ufesps.

A assessoria do shopping informou que "o metano não é um gás tóxico e, portanto, não há qualquer risco à saúde dos funcionários, lojistas e clientes do shopping". Disse ainda que "apesar de apresentar potencial de inflamabilidade, os estudos técnicos ambientais indicaram que este risco é improvável, uma vez que o metano está localizado no subsolo do empreendimento e não acima do piso do shopping".

A nota afirma que, por determinação da Cetesb, o Shopping Center Norte já contratou um time de especialistas que está aprofundando os estudos ambientais da área e implementando o sistema de extração do metano.


ÍCARO RIBEIRO PIMENTEL
SP - TABOAO DA SERRA

Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=3677343837


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade