retorna
  :: Notícia selecionada
01/06/2012  Brasil ainda tem quase três mil lixões a céu aberto
LIDIANE COSTA RIBEIRO
MG - BELO HORIZONTE

2014: este é o prazo máximo para que todos os 2.906 lixões distribuídos por 2.810 municípios brasileiros sejam eliminados. Este número foi resultado de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).   



Ela tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que definiu como prioridades: redução do volume de resíduos gerados, ampliação da reciclagem, novos mecanismos de coleta seletiva com inclusão social de catadores e término dos lixões com a implantação de aterros sanitários.



O estudo também mostra que, a dois anos do fim do prazo para a política entrar em vigor, a coleta  seletiva chega a apenas 18% dos municípios do país; ocorre um desperdício anual de mais de 16  mil megawatts, com a falta de aproveitamento energético de resíduos de cana-de-açúcar; e o maior  número de municípios com lixões está localizado na região Nordeste: são 1.598, o equivalente a 89%  do total de cidades da região. Também foi detectado que, desde 2009, a coleta regular de resíduos  sólidos dos domicílios subiu de 90% para 98%. Já na zona rural, a realidade é outra: 67% das casas não recebem visitas periódicas de caminhões para recolher o lixo. Para o Ipea, uma das soluções seria a criação de consórcios públicos para gestão de resíduos sólidos, pois uniriam pequenas cidades com poucos recursos financeiros.  



A pesquisa do Instituto afirma que são recolhidas 94,3 mil toneladas de lixo orgânico diariamente no Brasil, mas apenas 1,6% (1.509 toneladas) são encaminhadas para o reaproveitamento. Já nas  agroindústrias são geradas 291 milhões de toneladas de resíduos sólidos, que poderiam ser  aproveitados, tanto na produção de fertilizantes naturais, como na geração de energia elétrica.


LIDIANE COSTA RIBEIRO
MG - BELO HORIZONTE

Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=3577363434


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade