retorna
  :: Notícia selecionada
16/03/2012  Publicação do Livro Vermelho das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção

Pensar em desenvolvimento econômico e manutenção da biodiversidade é extremamente delicado, pois a mão que possibilita a geração de riqueza é a mesma que transpõe os limites naturais onde as regras não são claramente estabelecidas ou privilegia mais o desenvolvimento em detrimento da conservação e manutenção dos ambientes naturais.

O Brasil é foco da atenção de todo mundo, pois é um dos países mais megadiversos em biodiversidade, possui a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, possui a Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados no qual possui a maior concentração de espécies por metro quadrado e desperta a atenção da iniciativa privada internacional pela grande capacidade de se desenvolver economicamente.

Dentro desse cenário o Ministério do Meio Ambiente (MMA) publica o Livro Vermelho das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, com informações essenciais sobre elas.

Segundo a nota do MMA, o livro reúne informações científicas sobre todas as 627 espécies da fauna reconhecidas como ameaçadas de extinção por meio da Instrução Normativa nº 3 (2003) e nº 5 (2004). São apresentados dados sobre a biologia, distribuição geográfica, presença em unidades de conservação, principais ameaças, estratégias de conservação, indicações de especialistas e de núcleos de pesquisa e conservação envolvidos com as espécies. Essas informações são valiosas tanto para o gestor ambiental, cujo objetivo de trabalho é a elaboração e execução de políticas públicas, quanto para acadêmicos e o público em geral. Esta é a primeira vez que uma única obra reúne dados científicos sobre todas as espécies brasileiras reconhecidas oficialmente como ameaçadas de extinção.



Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=3577363133


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade