retorna
  :: Notícia selecionada
29/12/2011  Diário de Viagem: no platô do manto de gelo da Antártica Ocidental

Finalmente o grupo entrou na rotina do trabalho científico. Nossos colegas do INPE e UERJ estão montando o módulo Criosfera 1 (um trabalho árduo parte exposto ao vento, que bate sem parar desde que chegamos), sempre muito frio e vindo do Sul. Mesmo com a "alta"  temperatura (chegou a fazer -5°C hoje) a sensação térmica fora das barracas baixa para -20°C.

Os painéis solares estão colocados e geram energia suficiente para todos os equipamentos. Na verdade, daria para prover energia para casa de uma família de cinco indivíduos no Brasil. Quando colocarmos os geradores eólicos, sobrará energia, que será armazenada em baterias para o longo inverno polar que inicia no final de março. Se agora temos Sol durante 24 horas (sol da meia noite), em maio já teremos noite durante 24 horas (noite do meio dia) nesta latitude.

O grupo de testemunhagem do gelo (Francisco, Luiz Fernando e Marcelo Arevalo e eu) iniciou a perfuração, não sem enfrentar problemas: o motor da perfuradora trancou, e tivemos que consertar. Trabalho fácil se feito no Brasil, pelo menos chato quando o equipamento de metal está a -10°C. Como o metal é ótimo condutor térmico, nossas mãos também esfriam rapidamente,. Assim, é um constante tira e bota mão no bolso de nossa parka. Final do dia atingimos 15 m de profundidade.



Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=3577353830


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade