retorna
  :: Notícia selecionada
04/11/2011  Fenda na Antártida pode formar iceberg do tamanho da cidade de Nova York Bloco de gelo poderá ter cerca de 880 km², seg

Uma enorme fenda que está se formando na plataforma de gelo da Antártida deverá nos próximos meses dar origem a um iceberg do tamanho de Nova York, informaram na quinta-feira cientistas da Nasa.

A fenda na geleira de Pine Island, no oeste do continente gelado, já tem 30 km de comprimento e uma profundidade de 50 metros. A brecha aumenta a um ritmo de 2 metros por dia, revelou o cientista da Nasa Michael Studinger.

Quando o bloco finalmente se separar, formará um iceberg de mais de 880 km², disse Studinger, que faz parte do projeto IceBridge da agência espacial americana, destacando que o processo não é consequência do aquecimento global.

— Estes são eventos cíclicos que ocorrem a cada período de alguns anos. A última grande ruptura aconteceu em 2001 e estamos esperando outra para muito breve — explicou Studinger.

— Esperamos que no final deste ano ou início do próximo se forme um imenso iceberg como parte de um ciclo natural. Para nós, será muito emocionante ver como isto ocorre — ressaltou.

A fenda foi localizada no final de setembro por cientistas que monitoravam mudanças na geleira a partir de um avião.



Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=3577353239


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade