retorna
  :: Notícia selecionada
16/09/2011  UFRA realiza o I Simpósio de Meio Ambiente
ANDREAS KIEKEBUSCH
ES - GUARAPARI

No dia 07 de junho de 2011 teve início o I Simpósio de Meio Ambiente – I SIMAB, realizado pela Comissão de Formandos do Curso de Engenharia Florestal do Instituto
de Ciêcias Agrárias - ICA, da Universidade Federal Rural
da Amazônia - UFRA.
O evento, cujo tema foi “Os Impactos Ambientais: Uma Abordagem Sistêmica” debateu a responsabilidade de promover técnicas sustentáveis que atendam os princípios do uso racional dos recursos naturais, permitindo a troca de informações e experiências entre os participantes.
A programação contou com apresentações de trabalhos de alunos do curso de Engenharia Florestal e também de alunos do curso de Bacharelado em Ciências Ambientais do Centro Universitário do Pará – CESUPA, além de palestras referentes ao tema do Simpósio.
No segundo e último dia da programação do Simpósio, o Major Jorge Vasconcelos e o Tenente Macêdo, do Batalhão de Polícia Ambiental da cidade ministrou a palestra sobre os impactos ambientais no Parque Ambiental do Utinga e no Lago Bolonha. Em seguida foi realizada a palestra sobre impactos ambientais na zona costeira, ministrada pelo geólogo Amílcar Carvalho Mendes, do Programa de Estudos Costeiros – PEC do Museu Paraense Emílio Goeldi.
A Eng.ª Ambiental Maria Alciene Pereira dos Santos, representante da Mineração Paragominas S/A, falou sobre o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da empresa.
Logo após foi realizada a palestra sobre a integração entre a Política Ambiental, Florestal e a de Recursos Hídricos, ministrada pela Geóloga Aline Maria Meiguins de Lima, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA / PA.
A tarde, o Biólogo Andreas Kiekebusch, também da Mineração Paragominas S/A, ministrou a palestra sobre a recuperação de áreas degradadas pela mineração.
Para finalizar o ciclo de palestras, a Bióloga Márcia Nágem Krag, do Centro Universitário do Pará – CESUPA falou
sobre a avaliação quali-quantitativa de impactos ambientais aplicada em áreas de reflorestamento no nordeste paraense.
Para o encerramento, foi realizada a apresentação “Os
sons e sensações, uma vivência musical: A arte de ouvir” de Paulinho Assunção e Valdinei Machado.


ANDREAS KIEKEBUSCH
ES - GUARAPARI

Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=3577343739


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade