retorna
  :: Notícia selecionada
23/07/2010  Bioma ameaçado: desmatamento do Pampa chega a 54%

Mais da metade do pampa gaúcho desapareceu, aponta Ministério do Meio Ambiente

Segundo pesquisa inédita do Ministério do Meio Ambiente, até 2008 o desmatamento já havia consumido 54% do bioma. Se for levado em conta apenas a vegetação nativa, os números são ainda mais assustadores. Apenas 36% do pampa se manteve e os 10% restantes são de corpos d'água.


O levantamento do ministério registra uma devastação, de 2002 a 2008, de 2.183 quilômetros quadrados. O município de Alegrete desponta como campeão de áreas desmatadas, com 176 quilômetros quadrados no período de seis anos. Em seguida, surgem Dom Pedrito, com 120 quilômetros quadrados, e Encruzilhada do Sul, com 87 quilômetros quadrados.


De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, as causas da devastação do bioma ainda estão sendo investigadas. Ela sugere, porém, que a produção de soja, celulose e a pecuária estão são os principais agentes do desmatamento.


- No passado, a causa estava relacionada à questão pecuária. Mais recentemente, surgiu uma discussão sobre reflorestamento por conta das papeleiras e um pico de entrada de soja. Mas agora vamos avaliar - disse Izabella.


Mesmo com o avanço do desmatamento, o pampa não está entre as maiores preocupações do ministério. O bioma tem a menor taxa anual de área suprimida entre os cinco pesquisados. Enquanto na região gaúcha o índice é de 0,20%, o do cerrado alcança 0,69% de devastação anual.


O Pantanal, a Amazônia e a Caatinga também estão sendo reduzidos mais rapidamente. A Polícia Federal planejou 861 operações de combate ao desmatamento em 2010. O maior número, 226, é destinado à Amazônia e apenas uma foi direcionada para o pampa.

(Rodrigo Orengo)
(Zero Hora, 23/7)


Nota da redação: Os dados sobre desmatamento no Pampa podem ser acessados pelo seguinte endereço:

http://www.mma.gov.br/estruturas/182/_arquivos/monitoramentopampa_182.pdf



Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=3577313630


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade