retorna
  :: Notícia selecionada
26/08/2009  NATUREZA É VENCEDORA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PCH DO TÚNEL EM ABELARDO LUZ!!!!

O biólogo Leandro R. Baucke defendeu na noite de ontem (25/08) a manutenção das quedas naturais (cachoeiras) existentes no município de Abelardo Luz - SC, que estavam ameaçadas pela possibilidade de execução da PCH do Túnel. O projeto desta hidrelétrica previa o desvio da água do rio, deixando as Quedas de Abelardo praticamente "SECAS", impossibilitando a manutenção da beleza cênica local e da vida aquática em sua plenitude. Um dos principais pontos destacados foi a existência de uma espécie de peixe encontrada até o momento apenas naquele local (Crenicicha empheres), sendo então endêmica das Quedas de Abelardo Luz. O próprio biólogo Leandro Baucke, auxiliou demais pesquisadores da PUC-RS nas campanhas de amostragem em 2006 que resultaram na descrição da espécie e respectiva publicação científica.
Em entrevista a emissoras de rádio, TV e blogs regionais e estaduais o biólogo Leandro Baucke destacou: ..."não podemos permitir que uma espécie seja extinta para satisfazer anseios particulares, a população do município também não quer o empreendimento nos moldes em que foi concebido e sua vontade há de ser respeitada..."
Existem projetos hidrelétricos alternativos para o local, que não prejudicam de forma alguma as Quedas de Abelardo Luz, e é nesse sentido, de viabilizar empreendimentos que sejam social e ambientalmente sustentáveis, que o biólogo deve atuar, demonstrando tecnicamente o que é possível, sempre respeitando os limites de cada ecossistema.


Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=35773131


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade