retorna
  :: Notícia selecionada
19/04/2010  TERRAMÉRICA - Oceanos assentados sobre bactérias gigantes

Por Stephen Leahy*




Biólogos marinhos descobriram colchões de megabactérias na costa americana do Oceano Pacífico que poderiam ter funções vitais.

Uxbridge, Canadá, 19 de abril (Terramérica).- Um manto de bactérias, que se estende por uma área com tamanho semelhante ao território do Uruguai, foi descoberto em águas próximas à costa do Chile e do Peru, afirmam cientistas que participaram de uma série de pesquisas sobre as formas menores de vida oceânica. Esta espécie de colchão de espaguete, formado por megabactérias (Thioploca spp.), podem ter um papel primordial nas reservas pesqueiras da região, disse o biólogo marinho Victor Ariel Gallardo, vice-presidente do Comitê Diretor Internacional do Censo da Vida Marinha, que divulgou uma prévia de seus descobrimentos no último final de semana.

Cerca de dois mil pesquisadores de mais de 80 nações participam do Censo, uma das maiores colaborações científicas mundiais. Os resultados de mais de dez anos de explorações, pesquisas e registros sobre o passado e o presente da vida marinha serão apresentados oficialmente em outubro. “Cerca de 50% da pesca mundial procedem de reservas em águas da costa oeste da América do Sul, onde estão os maiores destes mantos bacterianos”, disse Gallardo ao Terramérica, de Santiago, para onde viajou após sua casa e seu laboratório ficarem destruídos em Concepción pelo tsunami causado pelo terremoto de 27 de fevereiro.

Para mais Informações Clique em:
http://www.envolverde.com.br/


Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=34773832


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade