retorna
  :: Notícia selecionada
09/01/2012  Projeto Verdes Margens da Usina Açucareira Passos S.A.

O Projeto foi implantado em maio de 2005, com a recuperação das margens do Ribeirão Bocaina no raio de 30 metros nas áreas de app’s, que nasce no município de Passos-MG e é responsável pelo abastecimento de água da cidade de Passos-MG e compõem à Bacia Hidrográfica do médio Rio Grande onde estão os Reservatórios de Peixoto e Furnas onde também é feito à recuperação de app’s nas margens no raio de 100 metros. Com a implantação do projeto, já foram recuperados 221 (ha) com mais de 370 mil mudas de árvores nativas plantadas.
O Programa de educação ambiental visa integrar toda a sociedade, envolvida no empreendimento através da conscientização de forma a promover uma convivência sustentável ao meio ambiente, promovendo uma ação individual responsável em relação ao meio ambiente e visa difundir os conhecimentos adquiridos na educação ambiental para a comunidade local. A produção de mudas é feita no Horto Florestal da Usina Açucareira Passos S.A., onde são produzidas anualmente 120 mil mudas de árvores nativas da região com a biodiversidade de 80 espécies destinadas na recuperação de app’s e doações para diversas entidades.
A Usina Açucareira Passos S.A., através do seu Biólogo, Douglas Junior de Souza, promoveu um dia de campo com o plantio de árvores e palestra na Escola Estadual Francisco da Silva Maia, com alunos do ensino fundamental do 4º e 5º ano onde foi realizada a arborização dentro da própria escola, em comemoração ao dia da árvore.
A escola ou ambiente escolar é o principal papel na formação das crianças, pois é lá que a criança aprende o conceito do meio ambiente onde se interage com outras e passam a seguir em casa ensinando os próprios pais.
Os alunos têm a responsabilidade de efetuar a irrigação das árvores todos os dias de manhã por ser um período mais fresco, até chegar a estação das chuvas que se inicia em novembro, daí em diante não mais necessita efetuar a irrigação e com isso as árvores já conseguem desenvolver o sistema radicular no solo e se tornam aptas para seu crescimento.
Com o plantio de árvores as crianças estão no dia a dia assistindo o desenvolvimento da planta, com isso compreende os mecanismos da natureza, onde criam seus próprios debates entre eles e professores. Com essa arborização na escola os professores podem mudar seu ambiente de sala de aula para ambiente de área verde.
O dia de campo foi apresentado com palestras de sensibilização dos alunos sobre a importância do Cerrado que foi comemorado no dia 11 de setembro e a importância da árvore que foi quarta-feira dia 21, onde foi realizado no Auditório da Escola Estadual Francisco da Silva Maia.


Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=3477353836


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade