retorna
  :: Notícia selecionada
10/05/2011  Polícia investiga falso biólogo que trabalhava no laboratório Helion Povoa - Grupo Fleury
THIAGO PAIVA DE PAULA
MT - CUIABA

Polícia investiga falso biólogo que trabalhava em laboratório no Rio
Homem foi demitido após 10 anos de trabalho em laboratório na Zona Sul.
Segundo Conselho de Biologia, ele apresentou diploma e registro falsos.

Agentes da 10ª DP (Botafogo) investigam a atuação de um falso biólogo como um dos técnicos responsáveis pelo setor de plaquetas e hemossedimentação, no laboratório Hélion Póvoa, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A farsa, que segundo o laboratório, durou cerca de dez anos, foi descoberta por um paciente, que também é agente fiscal do Conselho Regional de Biologia do Rio de Janeiro.

O laboratório Hélion Póvoa afirmou em nota que demitiu o funcionário nesta segunda-feira (9), após constatar que o registro e o diploma apresentados por ele eram falsos. Ele foi demitido por justa causa por exercício ilegal da profissão. Segundo a empresa, desde quando começaram as investigações para apurar a denúncia, o funcionário deixou de comparecer ao trabalho, sem dar satisfações.

O delegado responsável pelo caso, Rodrigo Oliveira, da 10ª DP (Botafogo), informou que aguarda receber do laboratório a documentação do suposto falso biólogo para convocá-lo a prestar depoimento. O homem pode ser indiciado pelos crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão. O laboratório Hélion Póvoa informou que o advogado do grupo já entregou todos os documentos necessários nesta segunda.

Diploma de outra pessoa
Um agente fiscal do Conselho Regional de Biologia, Marcelo Baptista de Fiqueiredo, ao fazer um exame no laboratório, no final de abril, resolveu checar os nomes dos responsáveis técnicos no órgão. Foi quando constatou que o nome de um dos responsáveis não constava como inscrito no conselho.

Ele então resolveu solicitar ao laboratório o número do registro e o diploma de todos os biólogos que atuavam na unidade de Botafogo. Ao receber a relação, o fiscal percebeu que o número do suposto biólogo não era verdadeiro, assim como o diploma.

O diploma apresentado pelo suposto farsante mostra que ele concluiu o curso de Ciências Biológicas, na Universidade de Nova Iguaçu (Unig), em 16 de julho de 1996. No entanto, segundo o Conselho de Biologia, a universidade informou que o número do diploma consta no nome de uma mulher. O conselho disse ainda que a Unig revelou que no ano de 1996 nenhuma pessoa com o nome do falso biólogo se formou na instituição.

“Isso é um absurdo, eu e outras pessoas que fizemos exames nesse laboratório nos últimos dez anos jogamos dinheiro fora. Fomos enganados. Quero saber se o Hélion Póvoa vai fazer um recall dos exames de sangue realizados nesse período. Saúde é coisa séria”, desabafou Marcelo.

Sobrenomes diferentes
O falso biólogo também assinava os laudos com um sobrenome diferente do encontrado no diploma que entregou ao laboratório. No diploma está só o sobrenome Silva, enquanto que nos laudos dos exames, apresenta apenas o sobrenome Santos.

“Esse é um erro gravíssimo. Como o laboratório não reparou que ele usava um nome diferente no laudo dos exames.? Além do mais, os laboratórios devem verificar se os profissionais estão em dia com a anuidade dos seus conselhos, assim como checar a carteira funcional dos mesmos”, argumentou o fiscal.

O laboratório Hélion Póvoa declarou que está apurando os diferentes sobrenomes usados pelo suposto falso biólogo. O laboratório esclareceu ainda que “assegura, de antemão, que os resultados de exames emitidos pela empresa contam com alta precisão, uma vez que o processamento das amostras envolve vários profissionais em várias etapas. Além disso, todos os laudos emitidos pelo Laboratório Helion Póvoa, incluindo aqueles assinados pelo profissional em questão, contam com a assinatura adicional de um médico como responsável técnico”.

Fonte: g1.com

THIAGO PAIVA DE PAULA
MT - CUIABA

Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=3477333539


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade