retorna
  :: Notícia selecionada
05/04/2010  Maior morcego das Américas é capturado em fazenda no MS
RALPH LOPES DE FIGUEIREDO
SP - PORTO FELIZ

Um exemplar raro de morcego-fantasma-grande (Vampyrum spectrum), o maior morcego das Américas, foi capturado na fazenda Nhumirim, da Embrapa Pantanal, em Corumbá (MS). O exemplar é o primeiro da espécie coletado no Estado e foi descoberto durante estudos sobre habitats naturais e alterados por morcegos na região.

O exemplar - uma fêmea que pode pesar até 230 g e ter até 1 m de envergadura - foi encontrado dia 20 de fevereiro e está alojado na coleção de vertebrados da Embrapa Pantanal. O autor do estudo é o ecólogo Maurício Silveira, que desenvolve pesquisas na fazenda desde dezembro de 2009 para sua dissertação de mestrado em ecologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Até o momento, já foram capturados 145 morcegos de 20 espécies na fazenda Nhumirim. As coletas serão feitas até outubro deste ano. Apesar no nome científico se referir a um vampiro, a espécie na verdade é carnívora, se alimentando principalmente de aves, roedores e até outros morcegos. A presença do Vampyrum spectrum no Pantanal Sul, segundo Maurício, pode ser um indicativo de boa qualidade ambiental. "Ele vive preferencialmente em ambientes florestais", disse.

O pesquisador Walfrido Tomás, da Embrapa Pantanal, lembrou que por volta de 1955 houve um registro da espécie no Pantanal Norte, no Mato Grosso. Segundo Walfrido, esta é uma das espécies que, por serem raras, topo de cadeia ecológica e ligadas a ambientes florestais, podem sofrer impactos diretos do desmatamento e da fragmentação de habitats. Geralmente, são as primeiras a desaparecer quando os habitats são alterados.

Fonte: Terra

Para mais Informações Clique em:
www.terra.com.br

RALPH LOPES DE FIGUEIREDO
SP - PORTO FELIZ

Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=33773537


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade