retorna
  :: Notícia selecionada
23/01/2011  Descrita nova espécie de planta descoberta na Caatinga nordestina.
THIAGO PAIVA DE PAULA
MT - CUIABA

Uma nova espécie de planta descoberta na Região Nordeste foi descrita, no mês passado, no mais recente volume da revista alemã Willdenowia - Anuário do Jardim Botânico e do Museu Botânico de Berlin-Dahlen. Encontrada em 2006 por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a espécie chama-se Gymnanthes boticario e pertence à família Euphorbiaceae, a mesma de urtigas, mameleiros e leiteiras.
A descoberta fez parte de um projeto de pesquisa de diversidade da Caatinga nordestina, realizado entre 2006 e 2008 com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o que explica o nome da espécie.
Habitante de áreas de caatingas arenosas ou pedregosas, com altitude de 400 a 900 metros, a nova espécie pode atingir de um a quatro metros de altura. Suas flores são pequenas, de cor amarelo-creme e sem perfume. Até o momento, sua ocorrência está registrada para os Estados de Pernambuco, Piauí, Paraíba, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte.
A nova espécie foi coletada pela primeira vez na cidade de Mirandiba (PE), pela pesquisadora Maria de Fátima de Araújo Lucena. Na época, ela fazia sua tese de doutorado, e contou com a ajuda do especialista alemão Hans-Joachim Esser, do Botanische Staatssammlung de Munique. Em 2007, ela registrou novos indivíduos no Parque Nacional Serra da Capivara (PI).
Recentemente, foram encontradas novas populações da Gymnanthes boticario no município de Pedra Branca (PB), na Serra de Olho d’Água, uma região a 740 metros de altitude. De acordo com Lucena, que atualmente é pesquisadora do Laboratório de Botânica da Universidade Federal de Campina Grande (PB), todos os espécimes já coletados foram encontrados em remanescentes de Caatinga bem preservados, com pouca intervenção humana e, por vezes, de difícil acesso, com vegetação predominante arbustiva e arbórea.

Fonte: Uol.Ciência

THIAGO PAIVA DE PAULA
MT - CUIABA

Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=3177323433


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade