retorna
  :: Notícia selecionada
02/12/2011  Aquecimento global deve aumentar endemias no Brasil
RADAMES ABRANTES DE SOUSA ARAUJO
SP - SAO BERNARDO DO CAMPO

Trabalho de conclusão de curso do biólogo, especialista em Meio Ambiente e Sociedade, Radamés Araújo, defendida em 2007 na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), faz uma revisão da literatura disponível e mostra a possibilidade da influência das mudanças climáticas no aumento de casos de doenças tropicais infecciosas, com ênfase particular na dengue e na malária. No trabalho “Aquecimento global e as conseqüências sobre as endemias transmitidas por vetores no Brasil”, o autor mostra que, ao relacionar clima e doenças tropicais, percebe-se que as mudanças climáticas agem em ecossistemas onde existem patógenos, vetores e hospedeiros naturais, influenciando diretamente no crescimento da transmissão de doenças infecciosas transmitidas por vetores. Por conta disso, as condições climáticas proporcionadas pelo aquecimento global favorecem a expansão geográfica dos agentes etiológicos e vetores e a incidência de endemias.

Além da dengue e da malária , os estudos citados pelo autor apontam como doenças que poderiam ser afetadas pela mudança do clima a tripanossomíase, a leishmaniose, a filariose, a amebíase, a oncocercíase, a esquistossomose e diversas verminoses, restritas atualmente às zonas tropicais. Araújo mostra ainda que inúmeros estudiosos mostram a relação da temperatura com muitas outras doenças, como febre amarela e outras enfermidades viróticas transmitidas por artrópodes, como a peste bubônica, disenteria e outras afecções diarréicas. A monografia está disponível para download gratuito na plataforma Pluridoc, no seguinte endereço http://www.pluridoc.com/Site/FrontOffice/default.aspx?Module=Files/FileDescription&ID=978&lang=pt .

Endemias são doenças localizadas em um espaço limitado, chamado “faixa endêmica”. São doenças que se manifestam em um determinado local ou região. Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração contínua, porém, restrita a uma determinada área.
INSTITUTO DE PESQUISA AMBIENTAL DA AMAZÔNIA (IPAM)
Clima e Floresta - Edição 01 - 01/02/2008 » 117


RADAMES ABRANTES DE SOUSA ARAUJO
SP - SAO BERNARDO DO CAMPO

Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=3077353532


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade