retorna
  :: Notícia selecionada
17/04/2009  O Meio Ambiente em Loteamentos e Condomínio
JAQUES LÉO EISENBERGER
RS - SANTA CRUZ DO SUL

A crescente necessidade da manutenção e conservação dos recursos naturais existentes, principalmente em áreas de expansão urbana, tornam cada vez mais necessários novos conhecimentos e conceitos em relação ao planejamento e licenciamento ambiental de atividades de parcelamento do solo como loteamentos e condomínios de lotes, por exemplo.
A contratação de empresas de licenciamento ambiental para licenciar a atividade em questão se faz necessária para a realização dos projetos de levantamento de recursos naturais da área. No entanto, as empresas que licenciam as atividades de parcelamento de solo podem ser consultadas em todas as etapas do projeto, inclusive na definição do planejamento urbanístico do empreendimento.
O planejamento urbanístico de maneira adequada, com o acompanhamento da equipe de licenciamento e planejamento ambiental miniminiza o impacto da atividade sobre o ambiente em que a gleba se insere. Atualmente, a preservação dos recursos naturais é um fator de valorização pecuniária e sucesso do empreendimento.
Muitos exemplos da relação entre preservação ambiental e implantação de projetos de parcelamento de solo têm sido vistos na região da Grande Porto Alegre, Região das Hortênsias e Serra Gaúcha e alguns exemplos na nossa região.
A necessidade de aproximação do homem com a natureza, já que somos parte dela, tem levado a uma relativa melhora na concepção dos projetos de loteamento e condomínios de lotes. Isso pode ser observado através de exemplos de aumento de áreas verdes e áreas de recreação nos projetos urbanísticos, melhoria no sistema de tratamento de esgotos implantados, melhoria no traçado viário, etc.
Isso muito se deve, também, aos empreendedores e loteadores que mudaram seu entendimento em relação aos empreendimentos a serem implantados. Hoje, ao comprar um terreno para construir, o comprador não está querendo comprar somente o terreno, mas quer comprar também, qualidade de

JAQUES LÉO EISENBERGER
RS - SANTA CRUZ DO SUL

Indique esta Notícia enviando o Link:
http://www.crbiodigital.com.br/portal?idNtc=307732


 retorna


 :: Pesquisa Noticias
contenha a palavra 

pesquisar
opções
avançada



Copyright 2007  -   contatocrbiodigital@crbiodigital.com.br  -   privacidade